🔓 Antologia reúne produção poética de Miriam Alves

“Poemas reunidos”, lançado em coedição da Fósforo e Luna Parque, traz os dois livros de poesia da autora paulista, além de textos críticos sobre sua trajetória literária
Miriam Alves, que lança a antologia “Poemas reunidos”
30/03/2022

Comemorando os quarenta anos do trabalho poético de Miriam Alves, a antologia Poemas reunidos reúne pela primeira vez os poemas da autora paulista. Miriam Alves fez sua estreia literária em 1982 na coletânea Axé́: antologia contemporânea de poesia negra brasileira e no número 5 dos Cadernos Negros.

Publicou dois livros de poesia nos anos 1980, porém o formato do livro individual foi só um dos meios que a autora usou para fazer circularem seus poemas. Sua poesia está difundida por muitas publicações coletivas, antologias, revistas, zines, e agora se encontra em conjunto neste volume pela primeira vez.

Também estão nesta edição as autobiografias da autora publicadas originalmente nos Cadernos Negros, um depoimento para a revista eLyra e os prefácios originais de seus dois livros. O posfácio fica a cargo de Emerson Inácio e o texto de orelha é de Heleine Fernandes.

Figura de destaque no panorama da literatura afro-brasileira, Miriam Alves integrou o histórico coletivo Quilombhoje Literatura. É autora dos livros de poemas Momentos de busca (1983) e Estrelas no dedo (1985); dos romances Bará: na trilha do vento (2015) e Maréia (2019); e das coletâneas de contos Mulher mat(r)iz (2011) e Juntar pedaços (2021).

Poemas reunidos
Miriam Alves
Fósforo e Luna Parque
384 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho