🔓 “A Palavra Líquida”, do Sesc RJ, começa nesta terça só com mulheres na programação

A 6ª edição do evento reúne nomes como Clarah Averbuck, Elisa Lucinda, Lubi Prates, Tatiana Salem Levy, Ana Maria Gonçalves e Cristiane Sobral
Lubi Prates, autora que participa da 6ª edição do projeto “A Palavra Líquida”, a partir desta terça (5)
04/10/2021

Nesta terça-feira (5), o Sesc RJ  dá início à 6ª edição do projeto “A Palavra Líquida”, que promove  oficinas e debates sobre literatura, além de atrações artísticas de outras linguagens que dialogam com as letras.

A programação, que se estende até domingo (10), é inteiramente gratuita e realizada em ambiente virtual. As transmissões serão pelo YouTube, Instagram e plataforma Teams, no caso das atividade formativas.

Nesta edição, o evento traz uma programação 100% composta por mulheres, que debatem a partir do tema “Feminismos: Corpos Múltiplos”. A ideia é provocar a reflexão em torno da “amplitude do feminino, suas tensões e diferentes realidades, bem como as muitas compreensões contemporâneas que visam dar voz e representatividade às perspectivas de cada uma”.

Clarah Averbuck, Lubi Prates, Tatiana Salem Levy, Ana Maria Gonçalves, Cristiane Sobral, Cecília Floresta, Rosane Borges, Luisa Benevides, Priscila Obaci e integrantes do Coletivo Mulheres que Escrevem estão entre as atrações do evento, em debates, intervenções poéticas, saraus e oficinas de escrita criativa. A atriz, cantora e poeta Elisa Lucinda participa da programação com o show poético “Palavra é Poder”. Já Lia de Itamaracá é uma das participantes do sarau “Poesia até o fim!”.

Pesquisadoras, professoras e ativistas sobre temas relacionados a gênero, cor e classe também participam dos debates. Entre elas estão Vanusa Maria de Melo, reconhecida por um projeto de mediação literária a detentos do Rio de Janeiro; Giovana Xavier, historiadora, professora doutora da Faculdade de Educação da UFRJ e criadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras; e Joyce Gravano, criadora de um espaço de aprendizagem em São Gonçalo voltado a reforço escolar e preparatório para concurso para mulheres em vulnerabilidade.

A programação completa pode ser conferida no site do Sesc Rio.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho