VĂŞnus e Marte decidem jogar xadrez e nĂłs temos o registro dessa partida. É sĂ©rio. Na verdade, os jogadores eram Don FrancĂ de CastellvĂ (c. 1435-1506) & NarcĂs Vinyoles (c. 1442-1517). O jogo aconteceu em 1475, na cidade de ValĂŞncia, no que hoje entendemos como Espanha (que sĂł vai virar uma Ăşnica nação com a formação da Monarquia Nacional Espanhola, em 1493).
E vocĂŞs aĂ achando que sĂł o nosso presidente tinha sobrevivido desde a Idade MĂ©dia.
Esse Ă© o jogo mais antigo com as regras modernas de que temos registro. O xadrez em si Ă© mais antigo que isso, mas nĂŁo temos uma partida escrita. Eram outras regras e, principalmente, nĂŁo envolvia o amor.
Nós temos o registro dessa partida em um poema catalão, Scachs d’amor, escrito pelos jogadores e por Mossèn Fenollar (1438-1516), usando, respectivamente, os pseudônimos Marte, Vênus e Mercúrio.
Os trĂŞs eram figuras pĂşblicas conhecidas. CastellvĂ foi conselheiro do rei Fernando II de AragĂŁo, Vinyoles era o marido da sobrinha do banqueiro que financiou a viagem de CristĂłvĂŁo Colombo e Fenollar era um abade da Catedral de ValĂŞncia.
Fenollar funcionou meio que como um comentador, quase um Agadmator medieval. MercĂşrio era um cara influente. NĂŁo por acaso Lorenzo, o MagnĂfico, será retratado como o deus grego no quadro Alegoria da Primavera (1482), do Botticelli. MercĂşrio era o cara.
As equivalĂŞncias das peças acontecem no desenvolver do poema que, por sua vez, Ă© o registro lĂrico de cada um dos movimentos.
CastellvĂ-Marte, brancas, considera como razĂŁo o rei; a vontade Ă© a rainha; as torres sĂŁo seus desejos; os cavalos, os elogios, e os bispos, pensamentos.
Vinyoles-Vênus, pretas, por sua vez entende que a honra é o rei; a beleza é a rainha; as torres são suas reservas; os cavalos são o desdém e os bispos, doces olhares. Ele devia estar se referindo ao padre Júlio Lancellotti, certeza.
São 64 casas, 64 estrofes. Cada estrofe é uma espécie de matriz, com nove linhas cada. E assim, em uma métrica matemática, desenrola-se a partida.
A disputa, entre os amantes CastellvĂ-Marte & Vinyoles-VĂŞnus, se desenrola por 21 movimentos, com a vitĂłria do primeiro.
O que mais gosto é como o poema acaba: “Na lua está o ponto deste eclipse/ E entender é entender o Apocalipse”.
“Entender o Apocalipse” será, doravante, a minha forma de dizer “perdeu, playboy”.