🔓 O xadrez do amor

O poema catalĂŁo “Scachs d’amor”, escrito hĂĄ quase 550 anos, registra a ocasiĂŁo em que os amantes Marte e VĂȘnus foram inimigos por durante 21 movimentos
Ilustração: Thiago Lucas
09/12/2021

VĂȘnus e Marte decidem jogar xadrez e nĂłs temos o registro dessa partida. É sĂ©rio. Na verdade, os jogadores eram Don FrancĂ­ de CastellvĂ­ (c. 1435-1506) & NarcĂ­s Vinyoles (c. 1442-1517). O jogo aconteceu em 1475, na cidade de ValĂȘncia, no que hoje entendemos como Espanha (que sĂł vai virar uma Ășnica nação com a formação da Monarquia Nacional Espanhola, em 1493).

E vocĂȘs aĂ­ achando que sĂł o nosso presidente tinha sobrevivido desde a Idade MĂ©dia.

Esse Ă© o jogo mais antigo com as regras modernas de que temos registro. O xadrez em si Ă© mais antigo que isso, mas nĂŁo temos uma partida escrita. Eram outras regras e, principalmente, nĂŁo envolvia o amor.

NĂłs temos o registro dessa partida em um poema catalĂŁo, Scachs d’amor, escrito pelos jogadores e por MossĂšn Fenollar (1438-1516), usando, respectivamente, os pseudĂŽnimos Marte, VĂȘnus e MercĂșrio.

Os trĂȘs eram figuras pĂșblicas conhecidas. CastellvĂ­ foi conselheiro do rei Fernando II de AragĂŁo, Vinyoles era o marido da sobrinha do banqueiro que financiou a viagem de CristĂłvĂŁo Colombo e Fenollar era um abade da Catedral de ValĂȘncia.

Fenollar funcionou meio que como um comentador, quase um Agadmator medieval. MercĂșrio era um cara influente. NĂŁo por acaso Lorenzo, o MagnĂ­fico, serĂĄ retratado como o deus grego no quadro Alegoria da Primavera (1482), do Botticelli. MercĂșrio era o cara.

As equivalĂȘncias das peças acontecem no desenvolver do poema que, por sua vez, Ă© o registro lĂ­rico de cada um dos movimentos.

CastellvĂ­-Marte, brancas, considera como razĂŁo o rei; a vontade Ă© a rainha; as torres sĂŁo seus desejos; os cavalos, os elogios, e os bispos, pensamentos.

Vinyoles-VĂȘnus, pretas, por sua vez entende que a honra Ă© o rei; a beleza Ă© a rainha; as torres sĂŁo suas reservas; os cavalos sĂŁo o desdĂ©m e os bispos, doces olhares. Ele devia estar se referindo ao padre JĂșlio Lancellotti, certeza.

São 64 casas, 64 estrofes. Cada estrofe é uma espécie de matriz, com nove linhas cada. E assim, em uma métrica matemåtica, desenrola-se a partida.

A disputa, entre os amantes CastellvĂ­-Marte & Vinyoles-VĂȘnus, se desenrola por 21 movimentos, com a vitĂłria do primeiro.

O que mais gosto Ă© como o poema acaba: “Na lua estĂĄ o ponto deste eclipse/ E entender Ă© entender o Apocalipse”.

“Entender o Apocalipse” será, doravante, a minha forma de dizer “perdeu, playboy”.

Carolina Vigna

É escritora, ilustradora e professora. Mais em http://carolina.vigna.com.br/

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