Ontem foi dia das mulheres.
Um feminicĆdio ā mulher morta apenas pelo fato de ser mulher ā a cada 6 horas no Brasil.
Eu quero mais Ć© que vocĆŖ enfie essa florzinha no cu.
Ć impossĆvel, para mim, pensar em feminismo e em todo o conceito que tenho de igualdade, equidade e justiƧa, sem pensar nos meus pais. Isso, na minha geração, Ć© bem raro. Completo 52 bem vividos domingo agora, dia 12. Ou seja, a geração dos meus pais estĆ” na faixa dos 70 e poucos, 70 e muitos. Eles sĆ£o um ponto tĆ£o fora da curva que Ć© atĆ© difĆcil de explicar o que Ć© ser filha deles.
O perfil #leiaelvira no Twitter me perguntou outro dia se minha mĆ£e gostava da Rita Lee. NĆ£o, o perfil nĆ£o Ć© mantido por mim ou por ninguĆ©m da famĆlia. Sim, todos nós adoramos as mĆŗsicas dela.
Mexo, remexo na inquisição
Só quem jÔ morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão
Minha força não é bruta
NĆ£o sou freira, nem sou puta
Ā Porque nem toda feiticeira Ć© corcunda
Nem toda brasileira Ć© bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho que muito homem.
Tamojunta, Rita.
Voltando do oftalmo, pupila dilatada, cega feito uma toupeira bêbada, lembro que minha mãe morreu sem óculos. Para quem a conheceu, o estranhamento é grande. Estou convencida que ela nasceu de óculos. Acho que a grande diferença entre uma morte súbita ou não é a presença ou ausência de óculos.
Merleau-Ponty (que em famĆlia atende pelo nome de Merlot, como o vinho) tem uma fala linda no O olho e o espĆrito:
O olho vê o mundo, e o que falta ao mundo para ser quadro, e o que falta ao quadro para ser ele próprio e, na paleta, a cor que o quadro espera; e vê, uma vez feito, o quadro que responde a todas essas faltas, e vê os quadros dos outros, as respostas outras a outras faltas.
Eu jÔ usei essa citação tantas vezes que dÔ até um pouco de vergonha mas não é lindo?
Em aulas, costumo dizer que se você olha para um quadro e só vê o quadro, estÔ vendo tudo errado. Acho as anÔlises puramente formais excruciantemente chatas.
Além de todo o contexto da obra, temos também as questões extradiegéticas. São essas, disparado, as de que eu mais gosto.
Por exemplo, O importuno (1898), do Almeida Júnior, fala mais sobre quem não estÔ na tela.
Ou, ainda, acho divertidĆssimo a quantidade de pessoas que só percebe que a figura de O grito (1893), do Edvard Munch, estĆ” tampando os ouvidos depois que a gente mostra.
Os videogames entenderam isso com perfeição. O perigo Ć© o que nĆ£o vemos. O inimigo, o assustador, aquilo a ser evitado ou assassinado estĆ” no invisĆvel, na sombra, fora da vista.
Diegese Ʃ um termo que se consagrou no cinema ou nasceu nele, sei lƔ. PreguiƧa de pesquisar.
Por falar em cinema, no filme 39 degraus, do Hitchcock, enquanto a personagem Pamela representa aquela que sabe demais, estĆ” de óculos. Quando passa a ser uma femme fatale, estĆ” sem óculos. Ou seja, a āfeminilizaçãoā da personagem, que a transforma de um cĆ©rebro em um corpo, passa pela remoção dos óculos. Ela nĆ£o pode ver tĆ£o bem assim. A noção social do feminino Ć© de um feminino cego, submisso, obediente.
Então, repetindo, enfia essa sua flor no cu.
Ah, eu sou tão polida, educada e comportada. Até me emociono.