ensaios e resenhas Sem o escudo das teorias Fabio Silvestre Cardoso São Paulo - SP Em “Rumo à estação Finlândia”, Edmund Wilson opta por um gênero mais derramado e informal para discorrer sobre história e as idéias que a compõem Perdido em território estranho Jonas Lopes São Paulo - SP Em “Terrorista”, John Updike abusa do lugar-comum e faz de Ahmad, o protagonista do romance, um amontoado de clichês Uma varanda para o Índico Gregório Dantas Campinas – SP Em “A varanda do frangipani”, Mia Couto mais uma vez encara o passado recente de Moçambique Estética do mal-entendido Christian Schwartz Curitiba – PR Em “A casa do sono”, Jonathan Coe tece outra de suas estruturas ficcionais intrincadas, com tramas rocambolescas Quase nada Rodrigo Gurgel São Paulo - SP O caráter transitório da felicidade é a principal marca de “A trégua”, do uruguaio Mario Benedetti Um poeta em Marrakech Mariana Ianelli São Paulo - SP “As vozes de Marrakech”, de Elias Canetti, é o testemunho de uma odisséia por terras tão reais quanto imaginárias Sobre as atuais influências literárias Carlos Eduardo de Magalhaes São Paulo - SP As correções, de Jonathan Franzen, Reparação, de Ian McEwan e Desonra, de J. M. Coetzee. Três livros Amoral, ilegal e sem limites Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Edward Pimenta construiu um personagem único na literatura brasileira, Horace Catskill — o protagonista de “O homem que não gostava de beijos” Livre dos cacoetes Jonas Lopes São Paulo - SP "O sol se põe em São Paulo", de Bernardo Carvalho, tem trama sedutora, personagens palpáveis e a linguagem atraente Rebeldia e júbilo Mariana Ianelli São Paulo - SP As crônicas de “Cascos & carícias”, de Hilda Hilst, sempre desembocam em poemas, em um humor que aflige, em uma incômoda atualidade Covil de contrastes Maurício Melo Junior Brasília - DF Com uma linguagem sem rebuscamento, Esdras do Nascimento ambienta “A dança dos desejos, opus 13” na Zona Sul do Rio de Janeiro À margem do silêncio: um grito Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ Os contos de “Ninguém é inocente em São Paulo”, de Ferréz, pretendem retratar uma dura e violenta realidade « Anterior Página1 … Página231 Página232 Página233 Página234 Página235 … Página327 Próxima »
Sem o escudo das teorias Fabio Silvestre Cardoso São Paulo - SP Em “Rumo à estação Finlândia”, Edmund Wilson opta por um gênero mais derramado e informal para discorrer sobre história e as idéias que a compõem
Perdido em território estranho Jonas Lopes São Paulo - SP Em “Terrorista”, John Updike abusa do lugar-comum e faz de Ahmad, o protagonista do romance, um amontoado de clichês
Uma varanda para o Índico Gregório Dantas Campinas – SP Em “A varanda do frangipani”, Mia Couto mais uma vez encara o passado recente de Moçambique
Estética do mal-entendido Christian Schwartz Curitiba – PR Em “A casa do sono”, Jonathan Coe tece outra de suas estruturas ficcionais intrincadas, com tramas rocambolescas
Quase nada Rodrigo Gurgel São Paulo - SP O caráter transitório da felicidade é a principal marca de “A trégua”, do uruguaio Mario Benedetti
Um poeta em Marrakech Mariana Ianelli São Paulo - SP “As vozes de Marrakech”, de Elias Canetti, é o testemunho de uma odisséia por terras tão reais quanto imaginárias
Sobre as atuais influências literárias Carlos Eduardo de Magalhaes São Paulo - SP As correções, de Jonathan Franzen, Reparação, de Ian McEwan e Desonra, de J. M. Coetzee. Três livros
Amoral, ilegal e sem limites Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Edward Pimenta construiu um personagem único na literatura brasileira, Horace Catskill — o protagonista de “O homem que não gostava de beijos”
Livre dos cacoetes Jonas Lopes São Paulo - SP "O sol se põe em São Paulo", de Bernardo Carvalho, tem trama sedutora, personagens palpáveis e a linguagem atraente
Rebeldia e júbilo Mariana Ianelli São Paulo - SP As crônicas de “Cascos & carícias”, de Hilda Hilst, sempre desembocam em poemas, em um humor que aflige, em uma incômoda atualidade
Covil de contrastes Maurício Melo Junior Brasília - DF Com uma linguagem sem rebuscamento, Esdras do Nascimento ambienta “A dança dos desejos, opus 13” na Zona Sul do Rio de Janeiro
À margem do silêncio: um grito Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ Os contos de “Ninguém é inocente em São Paulo”, de Ferréz, pretendem retratar uma dura e violenta realidade