ensaios e resenhas Uma varanda para o Índico Gregório Dantas Campinas – SP Em “A varanda do frangipani”, Mia Couto mais uma vez encara o passado recente de Moçambique Estética do mal-entendido Christian Schwartz Curitiba – PR Em “A casa do sono”, Jonathan Coe tece outra de suas estruturas ficcionais intrincadas, com tramas rocambolescas Quase nada Rodrigo Gurgel São Paulo - SP O caráter transitório da felicidade é a principal marca de “A trégua”, do uruguaio Mario Benedetti Um poeta em Marrakech Mariana Ianelli São Paulo - SP “As vozes de Marrakech”, de Elias Canetti, é o testemunho de uma odisséia por terras tão reais quanto imaginárias Sobre as atuais influências literárias Carlos Eduardo de Magalhaes São Paulo - SP As correções, de Jonathan Franzen, Reparação, de Ian McEwan e Desonra, de J. M. Coetzee. Três livros Amoral, ilegal e sem limites Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Edward Pimenta construiu um personagem único na literatura brasileira, Horace Catskill — o protagonista de “O homem que não gostava de beijos” Livre dos cacoetes Jonas Lopes São Paulo - SP "O sol se põe em São Paulo", de Bernardo Carvalho, tem trama sedutora, personagens palpáveis e a linguagem atraente Rebeldia e júbilo Mariana Ianelli São Paulo - SP As crônicas de “Cascos & carícias”, de Hilda Hilst, sempre desembocam em poemas, em um humor que aflige, em uma incômoda atualidade Covil de contrastes Maurício Melo Junior Brasília - DF Com uma linguagem sem rebuscamento, Esdras do Nascimento ambienta “A dança dos desejos, opus 13” na Zona Sul do Rio de Janeiro À margem do silêncio: um grito Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ Os contos de “Ninguém é inocente em São Paulo”, de Ferréz, pretendem retratar uma dura e violenta realidade Sem nenhuma graça Andrea Ribeiro Curitiba - PR Resenha do livro "O crime mais cruel", de Miriam Mambrini Estéril confusão Luiz Horácio Viamão - RS “Kant em coma”, de André Rangel Rios, pode ser lido como a tese do acadêmico contrariado, o excluído rancoroso « Anterior Page1 … Page222 Page223 Page224 Page225 Page226 … Page317 Próxima »
Uma varanda para o Índico Gregório Dantas Campinas – SP Em “A varanda do frangipani”, Mia Couto mais uma vez encara o passado recente de Moçambique
Estética do mal-entendido Christian Schwartz Curitiba – PR Em “A casa do sono”, Jonathan Coe tece outra de suas estruturas ficcionais intrincadas, com tramas rocambolescas
Quase nada Rodrigo Gurgel São Paulo - SP O caráter transitório da felicidade é a principal marca de “A trégua”, do uruguaio Mario Benedetti
Um poeta em Marrakech Mariana Ianelli São Paulo - SP “As vozes de Marrakech”, de Elias Canetti, é o testemunho de uma odisséia por terras tão reais quanto imaginárias
Sobre as atuais influências literárias Carlos Eduardo de Magalhaes São Paulo - SP As correções, de Jonathan Franzen, Reparação, de Ian McEwan e Desonra, de J. M. Coetzee. Três livros
Amoral, ilegal e sem limites Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Edward Pimenta construiu um personagem único na literatura brasileira, Horace Catskill — o protagonista de “O homem que não gostava de beijos”
Livre dos cacoetes Jonas Lopes São Paulo - SP "O sol se põe em São Paulo", de Bernardo Carvalho, tem trama sedutora, personagens palpáveis e a linguagem atraente
Rebeldia e júbilo Mariana Ianelli São Paulo - SP As crônicas de “Cascos & carícias”, de Hilda Hilst, sempre desembocam em poemas, em um humor que aflige, em uma incômoda atualidade
Covil de contrastes Maurício Melo Junior Brasília - DF Com uma linguagem sem rebuscamento, Esdras do Nascimento ambienta “A dança dos desejos, opus 13” na Zona Sul do Rio de Janeiro
À margem do silêncio: um grito Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ Os contos de “Ninguém é inocente em São Paulo”, de Ferréz, pretendem retratar uma dura e violenta realidade
Sem nenhuma graça Andrea Ribeiro Curitiba - PR Resenha do livro "O crime mais cruel", de Miriam Mambrini
Estéril confusão Luiz Horácio Viamão - RS “Kant em coma”, de André Rangel Rios, pode ser lido como a tese do acadêmico contrariado, o excluído rancoroso