ensaios e resenhas Barbárie editorial Daniel Estill Rio de Janeiro – RJ Em “O negócio dos livros”, André Schiffrin conta detalhes nada agradáveis de como funciona o mercado Máscaras antes do fim Jonas Lopes São Paulo - SP Composto de quatro partes completamente contrastantes entre si, "Ver: amor", de David Grossman, surpreende o leitor o tempo todo Intimidade existencialista Luiz Paulo Faccioli Porto Alegre - RS “Tête-à-tête”, de Hazel Rowley, trata da charmosa relação entre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir Penetrações André Sant’Anna Uma cutucada, “a nível de crítica”, em Jerônimo Teixeira e Mario Sabino Impasse Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR O diálogo entre o resenhista e um leitor num café de Curitiba sobre “Histórias prováveis”, de Marco Aurélio Cremasco De olhos bem abertos Lúcia Bettencourt Rio de Janeiro - RJ Altamir Tojal estréia na ficção com “Faz que não vê”, romance ambientado na Era Collor e suas falcatruas; tudo soa muito atual Uma vida entre livros Fabio Silvestre Cardoso São Paulo - SP Em “O texto, ou: a vida”, Moacyr Scliar apresenta a gênese de sua vontade de ser escritor e uma reflexão sobre literatura Corpo e alma no passado Maurício Melo Junior Brasília - DF De maneira anacrônica, “O olmo e a palmeira”, de Jorge Sá Earp, transita pelas trilhas do realismo, do naturalismo e do romantismo Estranhos seres noturnos Adriano Koehler Curitiba - PR Em “A feia noite”, Simone Campos abusa das metáforas e, com isso, pode perder muitos leitores entre uma página e outra O romance moderno no Brasil Rui Mourão Belo Horizonte – MG Estudo de Luís Bueno é um dos mais completos levantamentos da produção romanesca brasileira da década de 30 A tradição da transgressão Gregório Dantas Campinas – SP Em “Riso e melancolia”, Sérgio Paulo Rouanet debruça-se sobre a influência de Laurence Sterne na construção de narradores volúveis Livro do avesso Paulo Krauss Curitiba - PR Mesmo irregular, coletânea de contos "O brilho do sangue", de Diter Stein, apresenta um autor com originalidade, imaginação e texto de muita qualidade « Anterior Page1 … Page218 Page219 Page220 Page221 Page222 … Page316 Próxima »
Barbárie editorial Daniel Estill Rio de Janeiro – RJ Em “O negócio dos livros”, André Schiffrin conta detalhes nada agradáveis de como funciona o mercado
Máscaras antes do fim Jonas Lopes São Paulo - SP Composto de quatro partes completamente contrastantes entre si, "Ver: amor", de David Grossman, surpreende o leitor o tempo todo
Intimidade existencialista Luiz Paulo Faccioli Porto Alegre - RS “Tête-à-tête”, de Hazel Rowley, trata da charmosa relação entre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir
Impasse Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR O diálogo entre o resenhista e um leitor num café de Curitiba sobre “Histórias prováveis”, de Marco Aurélio Cremasco
De olhos bem abertos Lúcia Bettencourt Rio de Janeiro - RJ Altamir Tojal estréia na ficção com “Faz que não vê”, romance ambientado na Era Collor e suas falcatruas; tudo soa muito atual
Uma vida entre livros Fabio Silvestre Cardoso São Paulo - SP Em “O texto, ou: a vida”, Moacyr Scliar apresenta a gênese de sua vontade de ser escritor e uma reflexão sobre literatura
Corpo e alma no passado Maurício Melo Junior Brasília - DF De maneira anacrônica, “O olmo e a palmeira”, de Jorge Sá Earp, transita pelas trilhas do realismo, do naturalismo e do romantismo
Estranhos seres noturnos Adriano Koehler Curitiba - PR Em “A feia noite”, Simone Campos abusa das metáforas e, com isso, pode perder muitos leitores entre uma página e outra
O romance moderno no Brasil Rui Mourão Belo Horizonte – MG Estudo de Luís Bueno é um dos mais completos levantamentos da produção romanesca brasileira da década de 30
A tradição da transgressão Gregório Dantas Campinas – SP Em “Riso e melancolia”, Sérgio Paulo Rouanet debruça-se sobre a influência de Laurence Sterne na construção de narradores volúveis
Livro do avesso Paulo Krauss Curitiba - PR Mesmo irregular, coletânea de contos "O brilho do sangue", de Diter Stein, apresenta um autor com originalidade, imaginação e texto de muita qualidade