Vidraça #244

Os novos romances de Michel Laub e Giovana Madalosso e outros notícias do mercado editorial
Michel Laub, autor de “O tribunal da quinta-feira”
01/08/2020

Depois do tribunal
Michel Laub já finalizou seu novo romance. Ainda sem título, o livro narra a história de dois irmãos às voltas com uma herança de família. A história começa durante o governo Collor, no início dos anos 1990, e se estende até os dias de hoje. Este é o primeiro livro de Laub desde O tribunal da quinta-feira, publicado em 2016.

Depois do roubo
Após a boa acolhida de leitores e críticos de Tudo pode ser roubado, publicado em 2018, a curitibana — radicada em São Paulo — Giovana Madalosso chega às livrarias em setembro com novo romance. Ainda sem título definido, a obra será publicada pela Todavia.

Inédito, mas nem tanto
A Alfaguara deve publicar ainda neste ano Sul da fronteira, oeste do sol, do japonês Haruki Murakami. Inédito no Brasil, o romance foi lançado em junho pelo clube de assinaturas Tag Livros. Publicado originalmente em 1992, narra a vida de Hajime, sua infância em uma pequena cidade do Japão e amizade com Shimamoto, uma menina acometida pela poliomielite.

Luto
Morreu em 10 de julho o escritor, jornalista e ex-deputado Alfredo Sirkis, aos 69 anos, vítima de um acidente de carro, na região serrana do Rio de Janeiro. Sua obra mais importante, Os carbonários (1980), foi vencedora do Prêmio Jabuti e traça um perfil da geração que enfrentou a ditadura militar entre 1967 e 1971. Seu livro mais recente, Descarbonário, foi publicado no final de junho e trata justamente da descarbonização da atmosfera como forma de combater as mudanças climáticas.

Mais um
O catálogo de Sylvia Plath (1932–1963) ganha mais um adendo na Biblioteca Azul, com a publicação de Johnny Panic e a bíblia dos sonhos, que reúne contos escritos por Sylvia a partir dos 14 anos. A edição, a primeira lançada no Brasil, tem introdução de Ted Hughes e apresentação de Margaret Atwood.

Dupla clássica
A Antofágica, especializada em clássicos da literatura universal, publica neste mês O médico e o mostro, de Robert Louis Stevenson (1850–1894), obra que inspirou autores como Borges e Nabokov. A tradução está a cargo de Felipe Castilho e Enéias Tavares. A edição traz apresentação de Raphael Montes e posfácios de Rodrigo Lacerda e Cláudia Fusco.

Máfia
A DarkSide, casa especializada em terror, horror e suspense, publica em agosto GodFellas: os bons companheiros, livro de Nicholas Pileggi adaptado ao cinema por Martin Scorsese, em 1990. Em edição luxo com capa dura, a narrativa é um mergulho no mundo da máfia de Nova York.

Prêmio
E por falar em DarkSide, a editora anunciou em julho o 1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas, com R$ 100 mil em prêmios. Serão premiados projetos em cinco categorias: Romance/Contos, Quadrinhos, Não Ficção, Outras Narrativas e Desenvolvimento de Projeto. Para obter mais informações, acesse o link: https://bit.ly/PremioDS.

 

BREVES

A Nova Aguilar confirmou o lançamento de uma caixa especial com a obra de Manuel Bandeira (1886–1968). Poesia completa e prosa seleta chega às livrarias em um volume duplo.

A edição deste ano do Fronteiras do Pensamento acontecerá de forma digital. Trazendo nomes como Andrew Solomon, Mia Couto e Timothy Snyder, o evento promoverá discussões a partir do tema Reinvenção do Humano.

A Todavia publica neste mês Trânsito, de Rachel Cusk, o segundo volume da trilogia iniciada ano passado com Esboço.

 

Jonatan Silva

É jornalista e escritor, autor de O estado das coisas e Histórias mínimas.

Rascunho