Tom Jobim: o amor e a natureza (3)

Em Tom Jobim, desdobramento da queixa pela ausência é a mágoa pelo desdém, como se vê em "Desafinado"
O compositor Tom Jobim
01/08/2012

Em Tom Jobim, desdobramento da queixa pela ausência é a mágoa pelo desdém, como se vê em Desafinado: “Se você disser que eu desafino, amor/ Saiba que isto em mim provoca imensa dor” (Desafinado — Tom Jobim e Newton Mendonça). Por outro lado, nos conflitos, desentendimentos, a relação amorosa é posta em cheque. Porém, o “eu” poético pondera e reconhece que os conflitos são naturais e que não levam a nada: “Chegou, sorriu, venceu, depois chorou/ Então fui eu quem consolou sua tristeza/ Na certeza de que o amor tem dessas fases más/ E é bom para fazer as pazes, mas/ Depois fui eu quem dela precisou/ E ela então me socorreu, e o nosso amor/ Mostrou que veio pra ficar/ Mais uma vez, por toda a vida/ Bom é mesmo amar em paz/ Brigas, nunca mais” (Brigas, nunca mais — Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Ao cantar a natureza, há um retrato pujante, as imagens são incontidas e intensas de regozijo contemplativo. Tom configura a natureza por vezes em diálogo aberto com as proposições românticas, de ver na paisagem aquilo que sobra — e não aquilo que falta (segundo Antonio Candido, com o Modernismo não se precisaria mais dizer “que tudo é aqui belo e risonho: acentuam-se a rudeza, os perigos, os obstáculos da natureza tropical” — in: Literatura e sociedade, p. 120).

CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO.

Rinaldo de Fernandes

É escritor e professor de literatura da Universidade Federal da Paraíba. Autor de O perfume de Roberta, entre outros.

Rascunho