A reflexão que se segue poderá servir aos iniciantes em pesquisa literária. A pesquisa em literatura, se tem como objetivo operar análise/interpretação de obra numa monografia ou artigo, deve seguir alguns passos. 1) Recorte da pesquisa: é importante que o pesquisador identifique, em primeiro lugar, o autor/obra que pretende estudar. Uma obra com a qual ele tenha alguma afinidade — e que o desafia intelectualmente, que o instigue a procurar respostas a inquietações. Não se recomendam recortes amplos, para que o estudo não termine panorâmico, sem que se investigue em minúcias uma determinada obra. Recomenda-se (embora isto não possa ser tomado como receita) a opção por uma obra que será examinada de modo vertical. O corpus, ou objeto de pesquisa, sendo essa obra, é necessária a leitura anotada inicial. 2) Leitura em minúcias do corpus ou objeto de pesquisa: deter-se na obra escolhida, lê-la com bastante atenção, anotando, avaliando os aspectos que mais chamam a atenção do pesquisador, é algo fundamental. É dessa impressão inicial, desse registro primeiro que a operação interpretativa deve partir. Se a tarefa de analisar/interpretar exige uma relação com o tema e com a forma, é disso que o pesquisador precisa já ir se ocupando nessa leitura inicial. Num poema, além da mensagem, do tema que ele aborda, aspectos como a musicalidade (os elementos de ritmo, ou seja, os elementos que se reiteram no texto: rimas, aliterações, assonâncias, anáforas, estrofação, metrificação, paralelismos, etc.) e as imagens (que dão origem às metáforas, aos processos de figuração do texto) já precisam ser verificados, além de elementos gramaticais ou do léxico que possam chamar a atenção. Numa narrativa (conto ou romance), além do tema, a construção do personagem, a ideologia e/ou cosmovisão do narrador, o tempo e o espaço narrativos, além da linguagem, também já podem ser anotados.