Os naufrágios de Eduardo Sabino

O final do conto traz uma bela alegoria — a das cigarras
Eduardo Sabino, autor de “Limbo”
29/01/2017

Tenho acompanhado de perto a produção ficcional de Eduardo Sabino, jovem escritor mineiro, de Nova Lima, cujo primeiro livro, Ideias noturnas — sobre a grandeza dos dias, saiu em 2009 pela Novo Século. Eduardo, com o conto Sombras, venceu, em 2015, o concurso Brasil em Prosa, promovido pelo jornal O Globo e pela Amazon. E acaba de publicar, pela Patuá, o livro de contos Naufrágio entre amigos (do qual consta o Sombras). O conto-título já torna o livro uma obra de primeira linha, de um autor de fato de muito talento. Naufrágio entre amigos é uma metáfora do mundo contemporâneo. É a história de um jovem que vive plugado na internet, que interage intensamente com as redes sociais, que substitui os caminhos da vida pelas veredas virtuais. O modo de vida deformado do protagonista, de isolamento diante da tela do computador, infiltrado em blogs e bate-papos, o leva a “conhecer” e se apaixonar por uma figura virtual: uma jovem paulista, poeta, com a qual troca mensagens, poemas e mantém — sempre virtualmente — relações eróticas. A própria mãe do protagonista, com quem, de tanto estar enfurnado vivendo as emoções do ciberespaço, ele tem uma relação rala, residual, a própria mãe dele em certo momento procura saber acerca do seu “relacionamento” com a namorada paulista. Até que ele tem a notícia, que certamente o deixa atônito, atordoado, de que a namorada poeta morreu, atropelada em sua bicicleta a caminho do trabalho. Na sequência, outros poetas também morrem, e do mesmo modo — atropelados de bicicleta. Certa madrugada, o protagonista se depara com a namorada num site — as coisas se misturam, o deixam perplexo. Então descobre que a namorada, com quem trocou tantas confidências, com quem fez reflexões vanguardistas acerca de arte, com quem fez sexo virtual, por quem, enfim, estava vivamente apaixonado, não existia — tratava-se de um heterônimo, entre outros, de um poeta. Um poeta que, cínico, ainda lhe pede os direitos para publicar em livro as confidências e reflexões trocadas. O final do conto traz uma bela alegoria — a das cigarras. É que, no entorno da casa do protagonista, as cigarras explodem num canto imenso, perturbador, que toma conta de tudo. E ele sempre adiava fazer uma pesquisa sobre a vida e/ou o modo de viver das cigarras. Após descobrir que foi enganado/sabotado virtualmente, ele enfim realiza a pesquisa. E fica acentuado para o leitor que têm muito mais vida e fazem muito mais sentido as cigarras do que o engodo, e a solidão profunda, da vida virtual.

Rinaldo de Fernandes

É escritor e professor de literatura da Universidade Federal da Paraíba. Autor de O perfume de Roberta, entre outros.

Rascunho