Centelhas de verdade Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Nascidos na fronteira entre a literatura e a filosofia, os aforismos seguem investigando a conduta de todo homem Edição 130, Fevereiro de 2011
Lenga-lenga maçante Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Em "Um casamento no arrabalde", Franklin Távora se mostra mestre na arte de provocar engulhos no leitor Edição 129, Janeiro de 2011
Épico às avessas Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Escrita num francês que libertou o visconde de Taunay da verbosidade, "A retirada da Laguna" é obra superior a "Inocência" Dezembro de 2010, Edição 128
Ecos do ultra-romantismo Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Em "O seminarista", o desigual Bernardo Guimarães dá os primeiros passos do nosso regionalismo Edição 127, Novembro de 2010
Valioso — mas desigual Rodrigo Gurgel São Paulo - SP "Inocência", do visconde de Taunay, é o primeiro sopro, razoavelmente feliz, do realismo brasileiro Edição 126, Outubro de 2010
O contestador liberal Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Em "Memórias do Distrito Diamantino da Comarca do Serro Frio", Joaquim Felício dos Santos radiografa um país que nasce sob a égide do desrespeito à propriedade privada Edição 125, Setembro de 2010
O ironista macambúzio Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Esquecimento quase total da obra de João Francisco Lisboa é prova do primitivismo brasileiro Agosto de 2010, Edição 124
Talento para recriar a vida Rodrigo Gurgel São Paulo - SP O genial "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida, ainda desafia as classificações críticas Edição 123, Julho de 2010
Romantismo autodestrutivo Rodrigo Gurgel São Paulo - SP "Lucíola", apesar de ser o melhor romance de José Alencar, não consegue se livrar do ranço folhetinesco Edição 122, Junho de 2010
Quase um clássico Rodrigo Gurgel São Paulo - SP Apesar de irregular, "O fio da navalha", de Somerset Maugham, merece atenção e respeito Edição 121, Maio de 2010