Elogio da mentira Maria Célia Martirani Curitiba - PR Em "Verão", J. M. Coetzee desvincula a noção de “grande autor” da idéia estereotipada de “grande homem” Agosto de 2010, Edição 124
Aldeia violada Maria Célia Martirani Curitiba - PR Flertando com o fantástico, Amós Oz produz um romance sobre as aparências Edição 122, Junho de 2010
Às cegas Maria Célia Martirani Curitiba - PR Narradora de "A chuva antes de cair", de Jonathan Coe, apaga as fronteiras entre o visual e o verbal Edição 121, Maio de 2010
A precisão do bote Maria Célia Martirani Curitiba - PR Obra de Lygia Fagundes Telles, contista ou romancista, se caracteriza pelo poder de surpreender e aprisionar leitores Abril de 2010, Edição 120
A sabedoria da incerteza Maria Célia Martirani Curitiba - PR Para Milan Kundera, o romance nasce não do espírito teórico, mas do espírito do humor Edição 119, Março de 2010
O guardião de metamorfoses Maria Célia Martirani Curitiba - PR Representação poética da singularidade caracteriza a vasta obra de Elias Canetti Edição 118, Fevereiro de 2010
Loucura lúcida Maria Célia Martirani Curitiba - PR “Às cegas”, de Claudio Magris, é uma apologia da não linearidade Edição 117, Janeiro de 2010
Flores de estufa Maria Célia Martirani Curitiba - PR Em O “Jardim dos Finzi-Contini”, Giorgio Bassani problematiza a questão judaica na Itália entre-guerras Dezembro de 2009, Edição 116
Felizes os que não esquecem Maria Célia Martirani Curitiba - PR Força da prosa de Norah Lange se concentra na tensão entre o que se lembra e o que se conta Edição 115, Novembro de 2009
Crime sem castigo Maria Célia Martirani Curitiba - PR Na obra de Leonardo Sciascia, a escolha do gênero policial está mais ligada a um prisma ético do que estético Edição 114, Outubro de 2009