De 19 a 22 de maio, a cidade de Itu, no interior paulista, recebe a 1ª Festa Literária e Cultural (Flic), que ocupa espaços como a Praça da Independência (Praça do Carmo), o Museu de Energia e o Colégio Anglo.
Na programação, bate-papos com escritores, feira de livros, exposições, contação de histórias, shows musicais, oficinas, cinema e fotografia, tudo gratuito. O site do evento traz o cronograma completo das atividades.
Nesta primeira edição, o festival homenageia a “Semana de Arte Moderna de 1922”, refletindo sobre qual o diálogo dos modernistas com os nossos tempos, 100 anos depois. A personalidade homenageada é Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, que teve grande relevância no movimento antropofágico.
A ideia para realizar a Flic em Itu veio após o organizador, o escritor Paulo Stucchi, conhecer a Flip, em Paraty. Aproveitando o potencial do centro histórico da centenária Itu, ele quer transformar o ambiente num festival do interior.
A abertura oficial do evento acontece na quinta-feira (19), às 19h, na Praça da Independência (praça do Carmo) e terá como atração a slammer Mel Duarte, com o show de spoken word “Mormaço — entre outras formas de calor”.
Autores
Com curadoria da escritora e roteirista Ana Squilanti, entre os autores confirmados estão Eduardo Suplicy, Monique Malcher, Leonardo Piana, Gabriela Soutello, Dias Lopes, Carolina Casarin, Mayra Sigwalt, Juan Julian, Alexandre Ribeiro, Jéssica Balbino, além das autoras Clara Averbuck, Giovana Madalosso, Renata Corrêa, Mari Carrara.
Dentro da temática do evento, autores como Vanessa Ratton e Sérgio Biscaldi discutem a Semana de 22 no universo do livro infantil e infantojuvenil, bem como a mesa “o mundo infantil e a literatura”, com Priscila Amaral, Nani Mazruchi, Valkiria Cecconello e mediação de Raquel Aranha, que também lança no evento o livro A heroína mascarada.