🔓 Ruy Castro e José Castello conduzem cursos na Estação das Letras

Felipe Pena, Claudia Lage e Márcia Cristina da Silva também estão na programação do primeiro semestre; instituição comemora 27 anos de atividade em abril
Os escritores Ruy Castro e José Castello, que a partir de abril ministram cursos na Estação das Letras
04/04/2022

No mês em que completa 27 anos de atividade, o Instituto Estação das Letras promove uma série de cursos com nomes como Ruy Castro, Felipe Pena, Claudia Lage e José Castello, colunista do Rascunho.

A partir de abril o jornalista Ruy Castro, jornalista Ruy Castro, autor das biografias de Garrincha e Carmen Miranda, conduz o curso “Biografia, Ficção e Crônica”, em aulas online e ao vivo. Também a partir do início do mês a doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ Márcia Cristina da Silva fala — até julho — sobre “Literatura infantil para crianças e jovens”. Já Silvia Carvão aborda memória e escrita a partir de técnicas que exploram, entre outros pontos, os cinco sentidos.

O escritor e crítico literário José Castello estará à frente do “Estúdio do Conto”, que vai estimular o exercício da criação ficcional de narrativa curta. Durante três meses, os participantes trabalhar em seus próprios textos com a supervisão de Castello.

O jornalista, escritor e psicólogo Felipe Pena fala sobre “História da crônica no Brasil” e Claudia Lage mergulha no processo criativo da prosa de ficção, interagindo com a teoria e a prática do romance.

A proposta da roteirista é entrar em contato com os principais elementos da ficção e a sua articulação dentro de um romance, como personagens, enredo, espaço, tempo, ritmo, narrador e tema.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho