O romance Criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos, de Leonardo Valente, será levado aos palcos do Rio de Janeiro em agosto. A atriz carioca Tania Alves, que está completando 50 anos de carreira, é quem dá corpo e voz à personagem-título.
“Levar para o palco um livro tão marcante e profundo da literatura brasileira contemporânea será uma honra, um enorme desafio e que me deixa muito feliz”, diz Tania ao Rascunho. Será o primeiro monólogo de sua trajetória artística.
No livro, D. “é um homem, ou uma mulher, ou talvez seja você”, conforme explica Pílar del Río, presidente da Fundação José Saramago. É esse jogo de possibilidades que marca uma narrativa pautada em incertezas e mentiras, já que de acordo com a própria personagem: “Minto tanto que às vezes não sei diferenciar a realidade do que inventei”.
Leonardo Valente nasceu em Niterói (RJ), em 1974. Publicou os livros O beijo da Pombagira (2019) e Apoteose (2018). Criogenia de D., lançado no Brasil em 2021, chega às livrarias de Portugal neste ano e também está sendo traduzido na Argentina, em versão assinada por Amalia Sato.