🔓 Amilcar Bettega debate clássicos e contemporâneos em curso sobre o conto

“O conto: Uma introdução”, acontece de forma online e ao vivo por videoconferência no Zoom nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, a partir das 19h30
Amilcar Bettega, que em março ministra curso sobre o conto
01/03/2022

Em março o gaúcho Amilcar Bettega, reconhecido pela excelência de seus livros de contos, ministra um curso sobre o gênero. “O conto: Uma introdução”, organizado pela Companhia das Letras, acontece de forma online e ao vivo por videoconferência no Zoom nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, a partir das 19h30, com duração de 1h30.

Vencedor duas vezes do prêmio Açorianos (com O voo da trapezista e Deixe o quarto como está) e do Portugal Telecom de Literatura (Os lados do círculo), Bettega propõe uma introdução ao estudo do conto através de um breve panorama sobre a evolução do gênero desde sua origem até a contemporaneidade, visitando algumas aproximações teóricas desenvolvidas por autores que não só escreveram contos, mas que também o pensaram teoricamente.

Como metodologia de ensino, as aulas serão expositivas, mas com espaço para a discussão em conjunto de contos e ensaios considerados exemplares sobre o tema.

A bibliografia utilizada incluirá ensaios e contos. Autores fundamentais como Edgar Allan Poe e Tchékhov, assim como os contemporâneos Noemi Jaffe, colunista do Rascunho, e Lydia Davis, estão no programa preparado por Bettega. É aconselhável, mas não necessária, a leitura dos ensaios. No que concerne aos contos, sua leitura é fundamental para que o debate seja produtivo.

Programação:

Encontro 1

• As origens do conto. O conto clássico. O conto moderno.
• Edgar Allan Poe e as bases do conto.
• Tchékhov e o conto de atmosfera.

Leituras: o conto O Barril de amontillado, o ensaio A Filosofia da composição e um trecho da resenha de Edgar Allan Poe sobre o livro de Nathanael Hawthorne; Os contos Gricha e A dama do cachorrinho, de Tchékhov.

Encontro 2

• Cortázar, na trilha de Poe.

Leituras: O ensaio Alguns aspectos sobre o conto e os contos Casa tomada e As babas do diabo, de Julio Cortázar.

Encontro 3

• Piglia e suas teses sobre o conto.
• Borges como modelo da tese de Piglia.
• Hemingway e o iceberg.

Leituras: Os ensaios Teses sobre o conto e Novas teses sobre o conto, de Ricardo Piglia; os contos O sul, de Jorge Luis Borges e Colinas como elefantes brancos, de Hemingway.

Encontro 4
• O conto na contemporaneidade.

Leituras: os contos Cascalho, de Alice Munro; Isso, de Noemi Jaffe; A visita à Alemanha de Mr. Burdoff e Televisão, de Lydia Davis.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho