O Instituto Moreira Salles (IMS) promove a partir desta quinta-feira (9) atividades que celebram os 101 anos de Clarice Lispector, autora nascida em 10 de dezembro de 1920. A divulgação do curta-metragem Fragmentos de estrelas, produzido pela Coordenadoria de Literatura do IMS, com a escritora Ana Maria Machado, abre a programação na quinta (9), às 16h.
No mesmo dia, às 18h, acontece a conversa “Clarice 101”, entre os organizadores de três novos livros sobre a obra de Clarice Lispector, mediada pelo poeta Eucanaã Ferraz, um dos curadores da mostra Constelação Clarice, em cartaz no IMS Paulista.
No filme Fragmentos de estrelas, Ana Maria Machado narra a emocionante história — guardada por mais de 40 anos — do encontro que teve com Clarice Lispector, em 1975, quando ainda era uma jovem editora da Rádio Jornal do Brasil e Clarice já uma prestigiada escritora.
Júlio Diniz, Yudith Rosenbaum e Matildes Demetrio dos Santos, organizadores de livros recém publicados sobre a obra de Clarice, participam da conversa “Clarice 101, mediada por Eucanaã Ferraz, sobre a produção crítica da autora.
Diniz é responsável pela publicação Quanto ao futuro, Clarice (Bazar do Tempo), fruto de um colóquio internacional que deveria ter acontecido na PUC-RJ em 2020. Rosembaum organizou o volume Um século de Clarice Lispector (Fósforo), que nasceu de um seminário realizado pela Universidade de São Paulo de forma remota com participação de estudiosos do mundo inteiro.
Matildes Demetrio dos Santos responde por Clarice Lispector, uma vida na literatura (Oficina Raquel), que reúne material de um curso de pós-graduação promovido pela UFF-RJ em torno da correspondência da escritora.
Além da programação inédita, a exposição Constelação Clarice, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Veronica Stigger, continua aberta para visitação no IMS Paulista até 27 de fevereiro de 2022, e seu catálogo está à venda nas lojas do IMS. A publicação traz imagens das obras de mais de 25 artistas plásticas mulheres e ensaios sobre a obra e vida de Clarice Lispector.
Ainda para comemorar Clarice, os vídeos produzidos para o curso “Infâncias em Clarice”, que ocorreu em novembro deste ano, estarão disponíveis no YouTube do IMS a partir do dia 10 de dezembro.
Em um deles, a atriz Mariana Lima faz uma leitura dramática de trechos do livro infantojuvenil A mulher que matou os peixes; em outro, a narradora de histórias Adélia Oliveira lê um trecho de Felicidade clandestina e rememora uma experiência infantil que dialoga com o conto.