A Fundação Biblioteca Nacional anunciou na tarde desta sexta-feira (12) os vencedores do Prêmio Literário 2021. O primeiro lugar de cada uma das oito categorias recebe R$ 30 mil e os demais autores ganham um diploma. Confira aqui a lista completa.
Três porcos, do catarinense Marcelo Labes, ficou com o primeiro lugar em Romance. O paulista João Anzanello Carrascoza, autor de Tramas de meninos, venceu na categoria Conto. E o poeta estreante Rodrigo Luiz P. Vianna, de Porto Alegre (RS), ganhou com Textos para lembrar de ir à praia.
Nas categorias voltadas para o público mais novo, Fabio Brust venceu com Ex Libris (Juvenil) e Volnei Canônica ganhou na Infantil, com Tanta chuva no céu. Já o prêmio para a melhor tradução foi para Roberto Zular e Álvaro Faleiros, que assinam a versão em português de Feitços [Charmes], do francês Paul Valéry.
Nos trabalhos de não ficção, Maurício Arruda Mendonça ganhou em Ensaio Literário, com Kafka e Schopenhauer: zonas de vizinhança, e Wilma Peres Costa recebe R$ 30 mil pelo livro Cidadãos e contribuintes: estudos de história fiscal, premiado em Ensaio Social.