A jornalista e crítica americana Katie Kitamura tem pela primeira vez um livro publicado no Brasil. O romance Uma separação sai pela Companhia das Letras, oficialmente, em 25 de outubro, mas já está em pré-venda.
Colaboradora de publicações como The Guardian, The New York Times e Wired, onde escreve sobre arte, cinema e luta, Katie também é autora dos livros Japanese for travellers (2006), The longshot (2009), Gone to the forest (2012) e Intimacies (2021)..
A história de Uma separação se passa em Mani, na Grécia, um lugar desconhecido para a protagonista. A autora esteve no mesmo local há quase 10 anos para ser consultora de um filme com o filósofo Slavoj Zizek.
Trama
Quando seu casamento chega ao fim, o personagem Christopher pede à ex-mulher que a separação fique em segredo. A parte jurídica pode ser resolvida depois, mas, por ora, ele deseja que o fim seja mantido apenas entre os dois. Enquanto procura compreender como organizar a vida dali em diante, a protagonista recebe um telefonema aflito da sogra, Isabella, à procura do filho.
Nenhuma das duas sabe o paradeiro de Christopher, até que Isabella descobre que ele está numa remota ilha grega e compra uma passagem para a nora ir buscá-lo no dia seguinte. Determinada a não deixar escapar nenhuma pista sobre o término de seu relacionamento, a narradora embarca em uma jornada à procura de alguém que ela mesma não sabe se faz questão de encontrar.
Num hotel grande e luxuoso — porém vazio, em baixa temporada —, ela será apresentada a uma paisagem desoladora: a área tem sofrido queimadas nas últimas semanas e há fogo e cinzas por todos os lados.
Com estilo árido e preciso, Katie tem sido comparada a pesos pesados da literatura mundial, como Ernest Hemingway, Nadine Gordimer, Elena Ferrante e Rachel Cusk.