A poeta e cronista do Rascunho Mariana Ianelli lança nesta quinta-feira (29) seu mais recente livro, América — um poema de amor. Ela participa de um bate-papo ao vivo, às 20h30, com o poeta Ramon Nunes Mello, em que fala sobre a concepção da obra e de sua trajetória na literatura. A transmissão será feita pela Biblioteca Padre Anchieta, neste link. É possível também acessar o evento pelo Facebook e Instagram.
Escrito em abril deste ano, América é um longo poema de amor, uma viagem a terras e tempos de uma América misteriosa, milenar, devassa e devassada, feita de desejo e dor. É também uma homenagem a alguns dos nossos poetas e artistas latino-americanos que foram amantes e alquimistas das cores ou das palavras.
Na edição em grande formato, pela ardotempo, o poema vem acompanhado de imagens das peças pré-colombianas que o inspiraram. A obra é bilíngue, com tradução para o espanhol feita pelo poeta mexicano Eduardo Langagne.
“Em América — um poema de amor, Mariana Ianelli abre um rasgo no tempo e no espaço, para nos revelar a força do amor. América, anagrama de Iracema, a indígena de José de Alencar. Um olhar para o mundo, sob as lentes dos amantes, em nove noites insones e quentes. O ritmo de suas palavras, que leva o leitor aos tempos pagãos, me fez lembrar o fluir dos cantos de ilusão do poeta argentino Nestór Perlongher”, diz Ramon Nunes Mello.
Mariana Ianelli é autora de treze livros de poesia, entre eles a antologia Manuscrito do fogo (2019), que marca 20 anos de poesia. Tem três livros de crônicas e dois livros infantis. Desde 2018 edita a página “Poesia Brasileira”, no Rascunho.
Escreve crônicas aos sábados na revista digital Rubem e no site Rascunho. América — um poema de amor e Moradas são seus livros mais recentes, de 2021, pela editora ardotempo.