Nesta quarta-feira (7), às 19h30, o professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, colunista do Rascunho, participa da live “Josué, um realista”, sobre a literatura do gaúcho Josué Guimarães, que tem seu centenário de nascimento comemorado neste ano. O evento será transmitido pelo canal da editora L&PM no YouTube.
Josué Guimarães, apesar de iniciar sua carreira jornalística muito jovem, aos 19 anos, passando de revisor e repórter a editor e cronista, surge na literatura brasileira após 1965. A ficção construída pelo autor, constituída de contos, romances, ficções infantis e teatro, foi produzida já na maturidade de sua vida.
Assim, o realismo em Josué Guimarães aparece como uma maneira de enfrentar as injustiças do presente e construir narrativas a partir do fantástico e do sobrenatural como elementos cuja simbologia tem fortes sentidos políticos. A inconformidade frente à realidade foi um fator preponderante nas narrativas do autor.
Sua obra foi escrita em pouco menos de 20 anos. Os romances A ferro e fogo (Tempo de solidão) I e A ferro e fogo II (Tempo de guerra), que abordam a saga da colonização alemã no Brasil, são seus livros mais importantes. O escritor morreu em 1986, em Porto Alegre (RS).