Nesta segunda-feira a agência de notícias Associated Press divulgou que a biografia de Philip Roth, escrita por Blake Bailey, será lançada pela editora americana Skyhorse Publishing e estará à venda a partir de 15 de junho.
O anúncio acontece menos de um mês após a WW Norton cancelar a edição e venda de Philip Roth: The Biography, por conta de acusações de estupro e assédio contra Bailey.
As denúncias contra o autor foram primeiramente publicadas em um blog literário dos Estados Unidos e falavam em “aliciamento, estupro, manipulação e agressão sexual”.
A maior parte das acusações contra Bailey são de ex-alunas suas, que tiveram aulas com ele na década de 1990, numa escola de Nova Orleans. Eve Peyton, uma das ex-alunas ouvidas pelo jornal The New York Times, afirma que o escritor a estuprou quando ela era estudante da Universidade de Missouri, em junho de 2003.
Após as acusações virem à tona, o escritor se manifestou por meio de seu advogado, Billy Gibbens, e disse que “discorda da decisão da Norton de parar de promover seu livro”. Ele também nega todas as acusações. No Brasil, a Companhia das Letras suspendeu a tradução do livro.