🔓 Biógrafo de Philip Roth é acusado de estupro

O livro “Philip Roth: The biography” teve venda interrompida pela editora WW Norton; no Brasil, Companhia das Letras também suspendeu tradução da obra
Blake Bailey, autor de “Philip Roth: The biography”
23/04/2021

A editora americana WW Norton interrompeu o envio e venda promocional do livro Philip Roth: The biography, de Blake Bailey, depois que o autor da biografia foi acusado de estupro. Uma reportagem do jornal The New York Times detalhou as acusações, que foram reveladas inicialmente pelo blog literário do escritor Ed Champion.

A editora Companhia das Letras anunciou, em nota, que suspendeu a tradução do livro até que o caso seja apurado e que “está em contato com a editora americana e os agentes literários para se inteirar de mais detalhes”.

O surgimento das denúncias contra o autor, publicadas blog, acusam Bailey de “aliciamento, estupro, manipulação e agressão sexual”.

Ao New York Times, a WW Norton enviou nota dizendo que “diante das graves acusações, decidimos interromper o envio e a promoção de Philip Roth: The biography, enquanto aguardamos qualquer informação adicional que possa surgir”.

Já o escritor se manifestou por meio de seu advogado, Billy Gibbens, e disse que “discorda da decisão de Norton de parar de promover seu livro”. Ele também nega todas as acusações.

A maior parte das acusações contra Bailey são de ex-alunas suas, que tiveram aulas com ele na década de 1990, numa escola de Nova Orleans. Eve Peyton, uma das ex-alunas ouvidas pelo Times, afirma que o escritor a estuprou quando ela era estudante da Universidade de Missouri, em junho de 2003.

Segundo Peyton, ela e Bailey haviam saído para beber e, depois, ele a levou para a casa dele, onde teria ocorrido o crime. A ex-aluna diz que o escritor ignorou suas negações ao sexo, a violentou e só parou [de a estuprar] quando ela disse que não usava anticoncepcional. Depois disso, Bailey teria dito ainda que desejava Peyton desde quando ela tinha apenas 12 anos de idade.

Além do livro sobre Philip Roth, Blake Bailey também é autor das biografias literárias de Richard Yates, John Cheever e Charles Jackson.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho