O crítico literário James Wood volta à ficção com o romance Upstate, publicado pela Sesi-SP. Na obra, o bem-sucedido Alan Querry se reúne com as filhas Vanessa e Helen para resolver alguns demônios do passado, principalmente devido aos questionamentos da primeira.
As mulheres, uma filósofa e a outra executiva de gravadora, nunca conseguiram se recuperar totalmente do trauma da separação dos pais. Para piorar, Vanessa convive desde menina com a depressão — e é uma nova crise da doença que motiva todos os questionamentos levantados na narrativa.
Em Saratoga Springs, Nova York, onde a irmã em crise vive, a família irá se juntar para tentar resolver algumas interrogações espinhosas — uma delas, por exemplo: a reflexão é útil à felicidade, ou dificulta sua conquista?
Inglês de Durham, James Wood leciona prática de crítica literária em Harvard e é um dos profissionais mais respeitados do gênero. Foi resenhista do The Guardian e editor da revista The New Republica. Atualmente, escreve para a The New Yorker.