O livro de contos Escuro, claro, de LuĂs Augusto Fischer, está dividido em trĂŞs partes: “O impĂ©rio de Eros”, “A força de Tânatos” e “As estratĂ©gias de Clio”. Trata-se de uma coletânea confortavelmente organizada (para o leitor), cujos textos variam na qualidade estĂ©tica, mas nunca perdem, individualmente, a marca do artista Ă procura de seu eixo. Por vezes, esse eixo se fragiliza demasiado, ou nĂŁo se constrĂłi. O autor nem sempre consegue vislumbrar a desmedida de suas escolhas para uma coletânea.
De modo geral, Escuro, claro Ă© excelente, genuĂno. Em seus textos prevalecem a simplicidade, a ausĂŞncia de pretensĂŁo.
Para ver nĂŁo a mim, qual me deixaste,
Mas olhos para ver-me sem espelho.
A mim, sem ser simétrico a mim mesmo.
Esse Ă© um trecho do belĂssimo poema Tratado geral da reuniĂŁo dançante, de Paulo Coimbra Guedes, que abre o conto O cerco. Nesse texto, o narrador fala com sua musa, tenta convencĂŞ-la do amor. Em alguns momentos, tenta dominá-la com o poder que tem de criá-la. Situações triviais de namorados servem de esqueleto para a revelação do narrador: sua paixĂŁo pela escrita, a verdadeira musa. Fluente, lĂrico, o conto estimula nossos sentidos poĂ©ticos. A metalinguagem e citações literárias, em algumas passagens, soam artificiais, mas nĂŁo comprometem a beleza. A frase “Depois, a vida”, finaliza o sonho da escrita e da leitura.
Unhas pequenas pintadas de vermelho Ă© uma pintura. As frases desencadeiam imagens. NĂŁo há emoções fortes, mas descrição impactante. Surreal. Acaba o estágio Ă© um conto “quadradinho”, com toque melodramático. O narrador Ă© um madurĂŁo apaixonado por uma jovem. O desfecho Ă© clichĂŞ. NĂŁo havia a menor dĂşvida Ă© um texto leve. NĂŁo há drama que sustente a naturalidade das palavras. Ler Ă© aconchego quando o texto nos prende sem nos sufocar. Porto Alegre, hoje de noite Ă© fraco, reanimado pela citação de um belĂssimo poema de Drummond. Mas, desse jeito, nĂŁo vale.
Duas irmĂŁs Ă© muito envolvente. O narrador, morador de um edifĂcio, observa uma mulher na piscina todos os dias e faz mil viagens sobre a identidade da musa. O melhor do texto nĂŁo sĂŁo “as duas irmĂŁs”, mas a relação do narrador com a desconhecida, e o seu delĂrio final. O mais Ă© gordura, mas vale a pena. Escuro, claro, que nomeia o livro, Ă© um poema; busca o contraste luz-sombra, mas nĂŁo ganha corpo. Nem luz. Nem sombra. Erotismo explora o romantismo e o erotismo das paixões da juventude. Melodramático, clichĂŞ.
“A força de Tânatos” Ă© aberta com o conto Exposição. Curto, direto, diz muito sem dizer. Omite uma palavra e cria suspense. É o caso em que o narrador se esconde para se mostrar. Belo! A fronteira Ă© um texto comum, previsĂvel, que nĂŁo transcende os textos que o precedem no mundo dos textos. É daqueles que a gente pensa: já li isso em algum lugar. Jogar o jogo Ă© sobre um menino e seu desejo de jogar futebol. Simples e belo retrato dos sentimentos que perpassam a relação menino e bola. Morte mas doce — um prototexto? Um estudo? Esse texto nĂŁo chega ao afĂŁ criativo. O alemĂŁo Ă© um conto que explora o problema da pobreza marginal da cidade grande. De enredo bem familiar e desfecho previsĂvel desde o inĂcio, nĂŁo inova esteticamente.
Acerca do mĂ©todo de narrar abre a terceira parte da coletânea. Esse e o conto que vem em seguida, Dona Emiliana, sĂŁo densos, fortes. O didatismo que embutem parece uma concessĂŁo a modismos. NĂŁo se trata de negar a metalinguagem como um recurso estilĂstico, mas frisar que tal recurso pode artificializar o trabalho. No caso especĂfico, em algumas passagens, soa desafinado.
“As estratĂ©gias de Clio” contĂ©m textos que focalizam mais objetivamente a metalinguagem. O conto Entrevista: Um pĂłs conto satiriza a crĂtica, promove a autocrĂtica com humor picante que abre os pulmões da leitura, permite uma respiração mais leve do leitor analĂtico. Claro, escuro Ă© uma antologia de valor literário, com alguns senões prĂłprios de coletâneas. O mais importante Ă© que o autor imprime a sua marca, que surpreende atĂ© pela coexistĂŞncia do sagaz e do lugar-comum. Uma reescrita desses contos poderia transformar a antologia em uma obra-prima.