(16/11/20)
Em seu 13º livro, a psicanalista Regina Navarro Lins lança um olhar sobre as relações amorosas contemporâneas. Amor na vitrine compila a experiência da autora ao longo de 46 anos de atendimento em terapia individual e de casal em consultório.
Além da prática clínica, a psicanalista tem se dedicado à pesquisa de questões que envolvem relacionamentos e sexualidade, tendo como base a “História das Mentalidades”: estudo sobre sentimentos e comportamentos coletivos em determinado lugar ou período da humanidade.
São fontes de sua pesquisa questionamentos sobre o surgimento do amor, a divisão de papéis na sociedade e de que forma essa divisão contribuiu para a formação do patriarcado, a estrutura da vida a dois, a possibilidade de ser feliz sozinho ou com mais de um parceiro amoroso.
A pesquisa sobre o assunto vai desde a pré-história, passando pela Grécia Antiga, pela Idade Média, pelo Iluminismo, pelo século 19, percorrendo o advento da pílula anticoncepcional, no século 20, até chegar às novas relações no mundo contemporâneo conectado, no qual as estruturas das relações e os padrões da sexualidade são frequentemente questionados.