🔓 Jeferson Tenório será o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre

O romancista e professor é o primeiro negro homenageado na história do evento, que neste ano acontece de modo exclusivamente online
Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele”. Foto: Carlos Macedo
30/09/2020

(30/09/2020)

A organização da Feira do Livro de Porto Alegre anunciou o nome do patrono da 66ª edição do evento, que acontece de 30 de outubro a 15 de novembro de forma totalmente virtual. O romancista e professor Jeferson Tenório é o homenageado. Ele é o primeiro patrono negro na história da Feira.

Tenório tem conquistado elogios da crítica com seu livro mais recente, O avesso da pele, romance sobre identidade e relações raciais. Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Tenório é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018).

Neste ano, com o agravamento da pandemia de covid-19, o orçamento da Feira sofreu uma redução drástica. A autora chilena Isabel Allende é um dos destaques da programação. O filósofo Mario Sergio Cortella e o historiador Eduardo Bueno também estão confirmados. Para mais informações, acesse o site da Feira.

Leia texto de Miguel Sanches Neto sobre O avesso da pele, de Jeferson Tenório.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho