🔓 Roma Negra

A trama desta graphic novel é contada por várias vozes e se articula em três histórias entrelaçadas que se encontram em Salvador
Roma Negra
Esteban Vivaldi
Solisluna
204 págs.
01/10/2023

A trama desta graphic novel é contada por várias vozes e se articula em três histórias entrelaçadas que se encontram em Salvador. Para construir as narrativas, o ilustrador e escritor ítalo-chileno radicado na capital baiana Esteban Vivaldi lançou mão do que ele chama de “pesquisa natural”, através de suas observações e das próprias vivências. Para ele, Salvador se revelou potência cultural, contradição social, mistura antropológica complexa e paraíso geográfico. Produzida ao longo de um ano, Roma Negra marca a estreia do ilustrador no mundo das histórias em quadrinhos. Suas referências são o cartunista norte-americano Winsor McCay, o ilustrador e diretor italiano Lorenzo Mattotti, o pintor e escritor francês Roland Topor e o artista visual chileno Germán Arestizábal. O título do livro é uma referência a Salvador (conhecida também como Roma Negra, por conta da forte presença das religiões de matriz africana) e traça um paralelo com a capital italiana, onde Esteban passou boa parte de sua vida.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho