🔓 Puro

Na década de 1930, em um vilarejo fictício chamado Santa Graça, em Minas Gerais, Nara Vidal constrói a atmosfera do romance "Puro"
Puro
Nara Vidal
Todavia
94 págs.
01/01/2026

Na década de 1930, em um vilarejo fictício chamado Santa Graça, em Minas Gerais, Nara Vidal constrói a atmosfera do romance Puro. O cenário, embora inventado, carrega marcas reconhecíveis do interior mineiro e serve como palco para uma narrativa perturbadora, em que a busca pela “virtude” e pela “limpeza” social revela o lado mais sombrio da história brasileira. Acompanhamos Lázaro, adolescente criado por três velhas em um casarão que concentra tensões e segredos. A aparente tranquilidade da comunidade logo se desfaz diante do avanço de ideias eugenistas, que pretendem separar corpos, silenciar vozes e impor uma ordem baseada na exclusão.

O romance, breve e incômodo, não se limita a reconstruir um passado. Ele dialoga diretamente com o presente, ao expor como discursos de pureza e moralidade continuam a ecoar em diferentes formas na sociedade contemporânea. Nara Vidal, que integra o time de cronistas do site do Rascunho, demonstra maturidade ao enfrentar temas duros sem suavizar a brutalidade das ações e pensamentos de seus personagens. Sua escrita é precisa, capaz de criar atmosferas densas que prendem o leitor e o obrigam a refletir sobre os mecanismos de poder e exclusão.

Mais do que uma história localizada em um tempo e espaço específicos, Puro é um alerta. Ao revisitar o passado, a autora ilumina as permanências de um discurso que insiste em se atualizar, seja na política, na cultura ou nas relações sociais. Puro se apresenta como um desafio de atravessar zonas de desconforto, reconhecer feridas históricas e compreender que a pureza, quando erigida como valor absoluto, pode se transformar em violência.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho