🔓 Plinio Martins Filho, editor de seu tempo

Atuando no mercado editorial brasileiro há mais de 50 anos, Plinio Martins Filho é considerado um mestre da edição de livros e referência para editores de várias gerações
Plinio Martins Filho, editor de seu tempo
Ulisses Capozzoli
Martins Fontes
252 págs.
01/08/2023

Atuando no mercado editorial brasileiro há mais de 50 anos, Plinio Martins Filho é considerado um mestre da edição de livros e referência para editores de várias gerações. Ao longo das décadas, atuou nas editoras Perspectiva, Edusp e Ateliê Editorial. É autor e organizador de várias obras, entre elas Manual de editoração e estilo, vencedor em 2017 do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação. Ulisses Capozzoli narra a trajetória profissional do editor, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade. Ele acompanha as profundas transformações tecnológicas que impulsionariam a produção editorial e as metamorfoses históricas mais amplas, quer no plano internacional, quer no nacional. Recentemente, Plinio Martins Filho recebeu o Prêmio Rubén Bonifaz Nuño, promovido pelo Instituto de Investigaciones Filológicas, do México, por conta de suas “contribuições à editoração brasileira” e à qualidade de seu trabalho no meio literário.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho