Primeiro romance de Ernesto Sabato (1911-2011), um dos grandes escritores argentinos no sĂ©culo 20, O tĂşnel Ă© uma espĂ©cie de romance policial pelo avesso, pois o crime e seu autor sĂŁo revelados na primeira frase do livro pelo protagonista e assassino, o pintor Juan Pablo Castel. Segue-se um relato angustiado das circunstâncias e engrenagens Ăntimas que o levaram a matar a mulher pela qual se apaixonou, MarĂa Iribarne, depois de vĂŞ-la observando atentamente, numa exposição, um quadro de sua autoria. NĂŁo há detetives, mas uma autoinvestigação que tangencia a loucura, embora recoberta por uma racionalidade aparentemente rigorosa. FĂsico de formação, o autor já havia publicado artigos e livros de ciĂŞncia e filosofia. O tĂşnel, contudo, apresentou-o para um pĂşblico amplo e conferiu a Sabato prestĂgio imediato, dentro e fora da Argentina. Com fortes tintas existencialistas, o romance chamou a atenção de Thomas Mann e Albert Camus — este promoveu sua publicação na França. Como os anti-herĂłis de Sartre e do prĂłprio Camus, o protagonista de O tĂşnel Ă© um “eu” em processo de desintegração, preso num tĂşnel que nĂŁo consegue romper.