🔓 O crime do Cais do Valongo

Nova edição revista e com epílogo inédito, "O crime do Cais do Valongo" combina ficção histórica e suspense para investigar as marcas da escravidão no Brasil
O crime do Cais do Valongo
Eliana Alves Cruz
Record
208 págs.
01/09/2026

Nova edição revista e com epílogo inédito, O crime do Cais do Valongo combina ficção histórica e suspense para investigar as marcas da escravidão no Brasil. A trama se divide entre Moçambique e o Rio de Janeiro e acompanha o livreiro Nuno Alcântara Moutinho e Muana Lomué, mulher moçambicana escravizada. O assassinato do comerciante Bernardo Vianna conduz a narrativa até o Cais do Valongo, ponto central do tráfico de africanos escravizados para as Américas.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho