🔓 Cinzas na boca

A mexicana Brenda Navarro, autora de contos e poemas, ganhou o prêmio Tigre Juan por Casas vazias, seu romance de estreia
Cinzas na boca
Brenda Navarro
Trad.: Julia Dantas
Dublinense
176 págs.
01/02/2024

A mexicana Brenda Navarro, autora de contos e poemas, ganhou o prêmio Tigre Juan por Casas vazias, seu romance de estreia. Em seu mais recente romance publicado no Brasil, Cinzas na boca, ela retoma temas de seu primeiro livro. Uma jovem mexicana parte para a Espanha com o irmão para reencontrar a mãe, ausente desde a infância dos dois. Porém, no novo país, a perspectiva de reconexão familiar vai ruindo diante de uma sociedade que é cruel com imigrantes. Resta viver à margem, cuidando de idosos ou limpando banheiros, enquanto se questiona sobre o quê, afinal, dá sentido aos seus dias. Esse conflito se intensifica após o suicídio do irmão, quando ela tem que carregar as cinzas dele de volta para o México. O livro traz pontos de conexão com a própria trajetória da autora, que vive na Espanha como sua protagonista. Além disso, Brenda atua em órgãos que lutam pelos direitos humanos, em projetos que buscam promover a escrita de mulheres, como o Enjambre Literario, fundado por ela, que teve como objetivo divulgar vozes femininas da América Latina a partir da publicação de suas obras.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho