🔓 As aventuras de Pinóquio

Clássico de Carlo Collodi, "As aventuras de Pinóquio" ganha uma nova edição no Brasil
As aventuras de Pinóquio
Carlo Collodi
Ilustrações: Juliana Bollini
Trad.: Vanessa C. Rodrigues
Maralto
200 págs.
01/08/2025

Clássico de Carlo Collodi, As aventuras de Pinóquio ganha uma nova edição no Brasil. Publicado originalmente em 1883, o livro narra a trajetória de um boneco de madeira, criado pelo carpinteiro Gepeto, que deseja se tornar um menino de verdade — uma jornada marcada por encontros com figuras icônicas como o Grilo Falante, a Fada, a dupla Gato e Raposa e o Tubarão. O livro também equilibra elementos de fantasia e humor com momentos de dureza, destacando o crescimento moral e emocional do protagonista. Pinóquio reconhece o valor da compaixão, da amizade e da honestidade, enquanto enfrenta as consequências de seus atos impulsivos e imaturos. Um personagem fascinante, contraditório, inocente e esperto — características que tornam a obra universal e atemporal.

Originalmente o livro foi publicado em capítulos como folhetins, e valoriza o humor cortante, por vezes cruel, presente nas provações enfrentadas por Pinóquio. Mais que uma narrativa com “moral da história”, As aventuras de Pinóquio é uma obra profunda e surpreendente, que convida leitores de todas as idades a refletir sobre escolhas, consequências e a própria condição humana. A nova edição traz ainda ilustrações da artista argentina Juliana Bollini, que dá vida ao universo de Collodi com esculturas em papel, madeira, tecidos, arames e materiais reaproveitados. Fotografados em diferentes poses, os personagens revelam uma estética crua, teatral e surrealista. “O material principal usado nos objetos ilustrados foi o papel, são diferentes tipos que venho juntando e que combinam com a paleta e o clima visual da história”, explica Bollini.

Carlo Lorenzini (1826-1890), mais conhecido como Carlo Collodi, nasceu em Florença, na Itália, e adotou o pseudônimo em homenagem à vila natal de sua mãe. Foi jornalista, comediante, crítico de teatro e, principalmente, escritor de literatura infantil, sendo As aventuras de Pinóquio sua obra mais famosa. Envolveu-se com a política durante o movimento de unificação da Itália, fundando os jornais Il Lampione e La Scaramuccia. A partir de 1861, dedicou-se à literatura infantil, traduzindo contos de Charles Perrault e criando suas próprias histórias. O primeiro capítulo de Pinóquio foi publicado em 1881, e a obra tornou-se um sucesso mundial, traduzida para mais de 260 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho