Ronaldo Correia de Brito Paiol Literário Curitiba - PR “Escritor tem que correr risco. A coisa mais perigosa é o escritor que descobre certos truques e fica permanentemente apostando neles.”
Nuno Ramos Paiol Literário Curitiba - PR "Isso talvez seja escrever bem — um certo excesso, alguma coisa que não reflui inteiramente para a operação de que o livro necessita."
Paulo Venturelli Paiol Literário Curitiba - PR "A literatura é um meio de contestar tudo o que está aí."
Márcio Souza Paiol Literário Curitiba - PR “Não quero ser messiânico e dizer que quem lê vira santo. Até porque temos, na história, alguns casos de pessoas que liam muito e provocaram desastres terríveis.”
Ana Paula Maia Paiol Literário Curitiba - PR "A literatura me deu uma possibilidade de ser outra coisa, de ir além desse plano mediano em que vivo."
Bartolomeu Campos de Queirós Paiol Literário Curitiba - PR "A literatura tem uma capacidade tão grande de nos renovar que o texto que escrevi ontem não me serve para o hoje."
João Ubaldo Ribeiro Paiol Literário Curitiba - PR "O ser humano é um bicho muito atrasado e muito primitivo. Eu não tenho muita fé no ser humano."
José Castello Paiol Literário Curitiba - PR "A literatura foi para mim um refúgio. Um lugar em que me abriguei, em que me concentrei em mim mesmo."
Silviano Santiago Paiol Literário Curitiba - PR "Não conseguir contextualizar historicamente Monteiro Lobato para as crianças é um problema educacional e não literário. É um problema da formação do professor."
Beatriz Bracher Paiol Literário Curitiba - PR "Ler um livro é importante para você não estar aqui nem agora. Para você não ser você por um tempo."
Adriana Lisboa Paiol Literário Curitiba - PR “É uma coisa um pouco esquizofrênica: você é você mesmo, não há como ser diferente, mas, sendo você mesmo, você procura ser, ver e escrever a partir da experiência do outro.”
Reinaldo Moraes Paiol Literário Curitiba - PR “Um livro é legal porque é bem escrito, bem narrado. Um livro não é um B.O. Não é um boletim de ocorrência.”