🔓 “Walden”, que influenciou os beats e Gandhi, tem nova edição

Escrita por Henry David Thoreau em 1854, obra se tornou um manifesto que suscita uma série de reflexões sobre temas que perpassam a sociedade até hoje
Henry David Thoreau, autor de “Walden”
24/09/2021

A editora Planeta coloca nas livrarias uma nova edição do clássico Walden ou a vida nos bosques, do americano Henry David Thoreau. Publicado pela primeira vez em 1854, a obra influenciou  diversos pensadores e movimentos ao longo dos séculos, como Martin Luther King Jr., Mahatma Gandhi e os autores da geração beatnik.

No centenário de nascimento de Henry David Thoreau, em 1917, Virginia Woolf publicou um ensaio no suplemento literário do The Times, incluído na nova edição em nota biográfica. No texto, a escritora afirma que o indivíduo não é suficiente seguro de si mesmo para romper por completo com a ordem estabelecida. E foi justamente essa a aventura de Thoreau: com uma personalidade fria e apática, optou pelo isolamento para intensificar a verdadeira compreensão sobre si.

Aos 27 anos, em conflito com as mudanças trazidas pela Revolução Industrial, Thoreau decide abandonar a cidade e abraçar a simplicidade da vida na floresta, vivendo por dois anos às margens do lago Walden, em Massachusetts, nos Estados Unidos, em uma casa que ele mesmo construiu.

Foi ali que escreveu Walden ou a vida nos bosques, um manifesto que suscita uma série de reflexões sobre temas que perpassam a sociedade até os dias de hoje, como o respeito à natureza e crítica a um modelo de vida pouco sustentável.

No livro, o escritor descreve e explica a experiência de viver em meio à natureza, suas motivações e conflitos. Observador incorrigível e considerado por Joyce Carol Oates como o poeta supremo da duplicidade, Thoreau escreve com sensibilidade e maestria, colocando diversos conceitos em perspectiva, da espiritualidade à fragilidade humana.

Walden ou a vida nos bosques
Henry David Thoreau
Trad.: Marina Della Valle
Planeta
320 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho