🔓 Volumes celebram história do livro ao longo dos séculos

Em formato de bolso, Coleção Bibliofilia apresenta relatos curiosos que relacionam o livro a diversos momentos da humanidade   
Arte de Banksy nas ruas de Paris, que faz referência ao Imperador Napoleão Bonaparte
18/07/2023

As editoras Ateliê e Sesc lançam cinco novos títulos da Coleção Bibliofilia, cujo mote é “o amor aos livros”. Organizada pelos professores e editores Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho, a série nasce em um momento de profundas mudanças no mundo do livro e do impresso, as quais tocam tanto a produção editorial quanto as formas de transmissão da linguagem escrita e seus mecanismos de recepção.

Em formato de bolso, os livros que chegam ao leitor, são: Bibliofilia e exílio, de Mikhail Ossorguin, que ao longo de oito capítulos, dispostos em ordem temática, o leitor conhece referências e fatos relativos à história do livro russo; A vida notável e instrutiva do Mestre Tinius, registro biográfico de um bibliófilo, de Johann Georg Tinius; Os admiradores desconhecidos de “La Nouvelle Héloise”, ensaio que põe em evidência os laços entre o leitor e o escritor, de Daniel Mornet.

Já em As paisagens da escrita e do livro, de Frédéric Barbier, o leitor passeia pela geohistória do livro, através das rotas, rios, mares, montanhas e imbricações que possibilitaram séculos de

comunicações e contatos entre os povos. E, por fim, em As bibliotecas particulares do Imperador Napoleão, Antoine Guillois faz um relato sobre os hábitos de leitura e a constituição das bibliotecas do líder francês.

Os textos foram traduzidos pela primeira vez no país, as capas são artesanais, coladas uma por uma com serigrafia inédita e confeccionadas pela Casa Rex, dos designers Gustavo Piqueira e Samia Jacintho. Fazem parte também da coleção: Da Argila à nuvem, de Yann Sordet, O que é um livro?, de João Adolfo Hansen, e A sabedoria do bibliotecário, de Michel Melot.

As paisagens da escrita e do livro
Frédéric Barbier
Trad.: Elisa Nazarian
Ateliê/ Sesc
160 págs.
As bibliotecas particulares do Imperador Napoleão
Antoine Guillois
Ateliê/ Sesc
60 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho