(10/12/20)
Os filĂłsofos Viviane MosĂ© e Ailton Krenak finalizam a primeira edição da sĂ©rie Diálogos ImprevisĂveis, na prĂłxima segunda-feira (14), Ă s 19h, na plataforma Zoom. Os ingressos podem ser adquiridos neste link. O tema do terceiro e Ăşltimo encontro Ă© “Velocidade” — e a ousadia de desacelerar. O mĂşsico Flávio Stein e o escritor LuĂs Henrique Pellanda vĂŁo mediar a conversa. O evento tem o apoio do Rascunho.
A agitação das ruas, das cidades, das redes sociais, das agendas aceleradas — que se refletem no ritmo interior das pessoas — ganham espaço neste debate: correria, atrasos, ansiedade, nervosismo, pânico acabam se tornam doenças de nossa época. É a partir desse cenário que Mosé e Krenak vão conversar.
Viviane MosĂ© Ă© poeta, filĂłsofa, psicĂłloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de polĂticas pĂşblicas. Escreveu e apresentou, entre 2005 e 2006, o quadro Ser ou nĂŁo ser, no programa Fantástico, da Rede Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. TambĂ©m participou como comentarista do programa Liberdade de ExpressĂŁo, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur XexĂ©o. É autora de diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise.
Ailton Krenak nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indĂgenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reĂşne comunidades ribeirinhas e indĂgenas na AmazĂ´nia. É comendador da Ordem de MĂ©rito Cultural da PresidĂŞncia da RepĂşblica e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Entre seus livros, destaca-se Ideias para adiar o fim do mundo.
O projeto, idealizado pelo escritor José Castello e pelo músico e mediador de leitura Flávio Stein, é realizado pelo Instituto Estação das Letras.