🔓 Vidraça_abril_2010

03/01/2012
Edney Silvestre, homenageado do Grupo Silvestre

 

Edney e os silvestres
No início de fevereiro, o Grupo Silvestre assinou seu manifesto em favor da literatura brasileira de entretenimento. O decálogo do movimento veio a público endossado por dez escritores: Lúcia Bettencourt, Angela Dutra de Menezes, Celina Portocarrero, Luis Eduardo Matta, Felipe Pena, Tomaz Adour, Barbara Cassará, Halime Musser, Ana Cristina Mello e Marcela Ávila. Em março, porém, a lista de signatários já havia mudado — e bastante. Saíram Lúcia, Angela, Celina, Ana Cristina e Marcela; entraram André Vianco e Pedro Drummond. Quem informa é Felipe Pena, que também esclarece a origem do nome do grupo: “Etimologicamente, ‘silvestre’ significa algo que acontece naturalmente, de forma espontânea”, diz. “Foi assim que nos juntamos, espontaneamente, no dia do lançamento do romance do Edney Silvestre, a quem também homenageamos, mas que não é signatário do manifesto.” E Pena avisa: em abril, novos membros serão anunciados.

Clube de leitores
O escritor e jornalista José Castello lançou, no dia 13 de março, o blog A literatura na poltrona, hospedado no portal do jornal O Globo. O autor vê o espaço como uma espécie de “clube de leitores”, uma “sociedade secreta” onde será possível “trocar leituras e experimentar novas maneiras de ler”. Vale a visita diária: www.oglobo.globo.com/blogs/literatura. Castello também prepara, para este ano, o lançamento de seu novo romance, Ribamar.

Reality recebe escritora
Para quem reclama que as letras nacionais têm muito pouco espaço na mídia brasileira, chegou a notícia de que a escritora Clarah Averbuck já gravou sua participação no reality show Troca de Família. A atração deve ir ao ar nas tardes de domingo, pela Record, a partir do final de abril. E nunca é demais recordar: já tivemos várias escritoras na capa da Playboy — não apenas Fernanda Young, mas também Maitê Proença e Bruna Lombardi —, e até uma doutora em Lingüística no BBB. Lá fora, que eu me lembre, apenas a australiana Germaine Greer encarou o Big Brother.

Rumos contempla a crítica
O Programa Rumos Itaú Cultural lançou seus novos editais em São Paulo, no dia 2 de março, e, mais uma vez, destacou a importância da crítica literária brasileira contemporânea. O edital do Rumos Literatura contemplará duas categorias: produção literária (aberta para projetos que abordem a produção literária nacional dos últimos 30 anos) e crítica literária (para projetos que tratem da produção de crítica literária no Brasil, no mesmo período). A novidade é a possibilidade de se elegerem trabalhos de até dois estrangeiros, desde que morem no exterior e escrevam sobre a nossa literatura. Os interessados podem se inscrever até o final de julho. Confira a íntegra do edital no site www.itaucultural.org.br. Quanto ao motivo de se escolher como tema novamente a crítica literária, o gerente do núcleo de literatura do programa, Claudiney Ferreira, disse tratar-se de uma opção que recusa facilidades: “Se abríssemos um edital para a produção de crônica ou poesia, teríamos um milhão de inscritos”.

Bienal paranaense
Foi anunciada em Curitiba, no dia 9 de março, a 1.ª Bienal do Livro do Paraná, a ser realizada no Estação Convention Center, entre 1.º e 10 de outubro de 2010. A organização do evento é da Fagga — mesma empresa responsável pelas bienais do Rio, da Bahia e de Minas Gerais —; a curadoria é do editor do Rascunho, Rogério Pereira.

Aleluia
O Rascunho foi o único veículo de fora do eixo Rio-São Paulo contemplado pelo Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura, do MinC — que, de cada publicação, compromete-se a adquirir sete mil assinaturas anuais. Assim, com uma tiragem de 12 mil exemplares, o Rascunho passará a ser distribuído em bibliotecas públicas e pontos de leitura e cultura de todo o Brasil. Também foram selecionados os seguintes veículos: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola e Fórum — Outro Mundo em Debate.

Rascunho