🔓 VIDRAÇA_173

02/09/2014

No paraíso
Até 14 de setembro estão abertas as inscrições para o projeto Residência Literária Sesc Paraty. Para participar é preciso apresentar um texto literário em progresso e uma proposta para ação literária voltada à formação de leitores e/ou estímulo à leitura. O programa irá selecionar um autor brasileiro ou estrangeiro, residente no país, para morar em Paraty, no Rio de Janeiro (RJ), durante três meses e desenvolver seu trabalho de escrita. O vencedor também irá participar do Centro Cultural Sesc Paraty e, ao final de três meses, deverá apresentar ao Sesc a primeira versão do seu livro concluído. Além da hospedagem, o ganhador receberá auxílio de alimentação de R$ 50 por dia durante a residência e auxílio de R$ 15 mil ao longo dos três meses do projeto. As despesas de transporte para Paraty e de retorno após a residência serão todas custeadas. A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo e-mail [email protected]. O resultado será divulgado dia 17 de novembro. O edital completo pode ser conferido no site sesc.com.br/portal/cultura.

Semana Literária
De 15 a 20 de setembro, em Curitiba (PR) e em outras vinte cidades do Paraná, acontece a 33ª Semana Literária Sesc Paraná. A programação cultural conta com bate-papos, música, cinema, exposições, oficinas e lançamentos de livros. Dentre outros, estarão presentes os escritores Sérgio Rodrigues, Maria Valéria Rezende, Rogério Pereira (editor do Rascunho) e Bernardo Kucinski (foto), que recentemente lançou o romance Alice. Paralelamente, acontece a 12ª Feira do Livro Editora UFPR. A participação é gratuita mediante a inscrição, que pode ser feita a partir de 1º de setembro. Os eventos acontecem na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Programação completa da capital, das demais cidades participantes e inscrições no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

VIDRAÇA_Bernardo_Kucinski_173
Bernardo Kucinski, autor de Alice, participa da 33ª Semana Literária Sesc Paraná. Foto: Divulgação

Prêmios Literários Manaus
Foram divulgados os vencedores da 5ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus. Em âmbito nacional, com O dente no meio do garfo, o uberabense José Humberto da Silva Henriques levou o Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor Romance ou Novela; o Prêmio Artur Engrácio, destinado ao melhor livro de Contos, foi para o curitibano André Alge Balestra Tressoldi, por Contos profissionais; por Crônicas agudas, o maceioense José Eugênio Borges de Almeida faturou o Prêmio Péricles Moraes, destinado do melhor livro de Crônicas; e com O livro da navegação e outros sonhos do vento e do mar, a manauense Priscila de Oliveira Pinto Maisel ficou com o Prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro de Poesia. Regionalmente, nenhum autor foi premiado na categoria Romance ou Novela; Heraldo Jefferson Pereira de Souza faturou na categoria Contos, com As aventuras do frei Josualdo — Fabulário amazônico; e com Passagem, Silvio Murilo Melo de Azevedo venceu na categoria Poesia. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida no site concultura.manaus.am.gov.br.

Romeu a caminho
Em novembro, o colunista do Rascunho Rinaldo de Fernandes lança seu segundo romance, Romeu na estrada, pela Garamond. O livro narra uma noite de viagem do protagonista, Romeu, num ônibus, onde ele vai se lembrando dos dois grandes amores de sua vida, Sofia e Ângela, e da relação com os familiares, em especial com o avô, figura afetuosa e humorada, após ter perdido o pai. A trama também passa por um episódio da ditadura militar, quando um membro da família de Romeu foi um implacável torturador.

Conto latino-americano
A Fundación Mapfre traz para o Brasil a segunda edição do concurso latino-americano de contos O futuro em nossas mãos. Podem participar estudantes com idades entre 6 e 18 anos, residentes na América Latina e que estejam cursando qualquer ciclo do Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou particular. A participação acontece em sala de aula, onde o professor deve ser o responsável por cadastrar os textos. Os contos, de no máximo duas páginas, devem ter o próprio aluno como protagonista e deve falar sobre como você gostaria de contribuir para melhorar a sociedade daqui uns anos. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro no site elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org.

Estreia em Paranapiacaba
O distrito de Paranapiacaba, no município de Santo André (SP), receberá sua primeira feira literária. A Fliparanapiacaba — que acontece de 4 a 7 de setembro — contará com mesas de debates, palestras, oficinas de criação literária, contação de histórias, exposição, sala de vídeos, intervenções nas ruas, jogos lúdicos literários, música e comercialização de livros. Entre outros, participarão do evento Veronica Stigger, Cláudio Willer, Ricardo Lísias, Santiago Nazarian e Marcia Tiburi (foto), que recentemente lançou Filosofia prática — Ética, vida cotidiana, vida virtual, pela Record. A homenageada desta primeira edição será Hilda Hilst. Confira a programação completa pelo site fliparanapiacaba2014.wix.com/fliparanapiacaba.

VIDRAÇA_Marcia_Tiburi_173
Marcia Tiburi participa da primeira Fliparanapiacaba, no município de Santo André (SP). Foto: Divulgação

Em Santos
De 26 a 28 de setembro acontece no Teatro Guarany, em Santos (SP), a 6ª edição da Tarrafa Literária. O festival contará com 12 mesas de debates, voltadas à discussão de temas atuais e as principais tendências em literatura, jornalismo e futebol, entre outros assuntos. Dentre os autores estrangeiros estão Alan Pauls, Tom Perrotta, Carlos María Domínguez e Rui Zink; já entre os autores nacionais, nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Amyr Klink, Cristovão Tezza, Caco Barcellos, Ruy Castro, Zuza Homem de Mello e o colunista do Rascunho Affonso Romano de Sant’Anna.

Em Mossoró
Entre os dias 3 e 7 de setembro, acontece a décima Feira do Livro de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O tema escolhido para o evento será uma homenagem a todos os autores que participaram da Feira desde a sua primeira edição, em especial a Ariano Suassuna (1927-2014), que participou em 2009. Dentre os autores já confirmados estão Xico Sá, Bráulio Tavares, Lira Neto e Chico Pedrosa. Dos autores do estado, participarão Aldo Lopes, Carlos Fialho, Kydelmir Dantas, Mário Gerson, Antônio Francisco, Arthur Soares e Durval Dantas, que lançará sua autobiografia Minha vida dá um livro.

VIDRAÇA_Ariano_Suassuna_Felipe_Rau_173
Ariano Suassuna (1927-2014) será o homenageado da 10º Feira do Livro de Mossoró. Foto: Felipe Rau
Rascunho