🔓 VIDRAÇA_171

01/07/2014

No Oriente Médio
Já está disponível em português a 12ª edição da tradicional revista literária britânica Granta, em que Síria e Líbano são temas. Jonathan Littell se infiltra na cidade de Homs para relatar a guerra civil na Síria; Robert Fisk descreve sua viagem à Beirute mergulhada em um longo conflito nos anos 1980; Adonis, Rachid Daif, Rabee Jaber e Samar Yazbek dão uma mostra da vibrante literatura em árabe desses países. Ronaldo Correia de Brito narra a vida de imigrantes no Brasil. Na temática abordada pelos autores, misturam-se diversos assuntos: violência, guerra civil, romance de costumes sobre o cotidiano e trecho de romance histórico do autor Rabee Jaber, vencedor do Prêmio Internacional de Literatura Árabe em 2012. Entre os autores brasileiros, estão também Luisa Gesleir e Sidney Rocha.
VIDRAÇA_Granta_171

Em Guadalajara
A 28ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro. Este ano, o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Romances concederá 150 mil dólares ao conjunto da obra — em qualquer gênero literário. Até 1º de agosto, os interessados podem se inscrever pelo site fil.com.mx. Dentre os já premiados está o escritor brasileiro Rubem Fonseca. A entrega do prêmio será no primeiro dia do evento.

Homenageada
Pelo conjunto de sua obra poética, a mineira Adélia Prado (foto) foi laureada com o The Griffin Trust for Excellence in Poetry’s Lifetime Recognition, prêmio oferecido pela instituição canadense Griffin Trust. Em edições anteriores, foram agraciados poetas como o irlandês Seamus Heaney e o sueco Tomas Tranströmer, ambos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura.

Adélia Prado. Foto: Divulgação
Adélia Prado. Foto: Divulgação

Lançamentos
Em julho, o selo Biblioteca Azul lançará os livros Eclipse e Sudário, do irlandês John Banville, que recentemente ganhou prêmio Príncipe das Astúrias de Literatura. Em Eclipse, Alexander Cleave é um atormentado ator de teatro que abandona família e carreira para retornar à casa de infância. Em Sudário, Axel Vander é um distinto acadêmico e premiado intelectual, mas que não é o que parece ser; depois de receber uma carta que ameaça seu segredo, vai a Turim se encontrar com Cass Cleave, mulher que sabe o bastante para desmascará-lo.

E reedições
O selo também trabalha na reedição da obra do escritor inglês Aldous Huxley, com traduções inéditas, edições revistas e novo projeto gráfico. Até agora já foram reeditados Admirável mundo novo, Contos escolhidos, Os demônios de Loudun, Contraponto e Sem olhos em Gaza. Até o final deste ano, serão publicados As portas da percepção, A situação humana, Folhas inúteis, A filosofia perene e O tempo deve parar.

Graça infinita
Infinite jest, do norte-americano David Foster Wallace, será publicado no Brasil pela Companhia das Letras. O título escolhido é Graça infinita. O calhamaço de quase mil páginas deve sair em novembro. A tradução é de Caetano Galindo.

Em Curitiba
Dia 7 de agosto acontece mais uma etapa do festival literário Litercultura. A partir das 19h30, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), palestra com o português Valter Hugo Mãe (foto), que lançou recentemente A desumanização, romance fruto de três anos de viagens pela Islândia.

VIDRAÇA_Valter_Hugo_Mae_171
Valter Hugo Mãe. Foto: Divulgação
Rascunho