🔓 Vidraça

Affonso Romano de Sant’Anna abre a Semana Literária do Sesc com a conferência “Cadê o leitor?”
31/08/2013

A volta de Ana C.
Há anos fora de catálogo, a obra da poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983) sairá pela Companhia das Letras a partir de 2014. Publicando em diversos veículos da imprensa brasileira, Ana Cristina ganhou visibilidade com a antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1976, em que figurou ao lado de nomes como Chacal, Nicolas Behr e Cacaso e, assim, ficou conhecida dentro da chamada “geração marginal”. Além dessas publicações dispersas, a autora lançou edições independentes, como Correspondência completa, composto por uma única e longa carta fictícia. Sua obra póstuma foi publicada pelo Instituto Moreira Salles (que possui um acervo de mais de mil itens da autora, entre correspondências, originais de prosa e poesia, artigos e fotografias) em parceria com a editora Ática, com curadoria do poeta Armando Freitas Filho, que também fica responsável pela obra de Ana Cristina na Companhia.

Novo selo
Antes de Ana Cristina Cesar, a Companhia das Letras estréia este ano na área culinária com o selo Panelinha, na esteira da criação dos selos Paralela (de ficção e não ficção de entretenimento) e Seguinte (voltado à literatura pop). Serão todos livros de receitas, a cargo de Rita Lobo, ela mesma autora da área.

 

Affonso Romano de Sant'Anna abre a Semana Literária do Sesc com a conferência “Cadê o leitor?”
Affonso Romano de Sant’Anna abre a Semana Literária do Sesc com a conferência “Cadê o leitor?”

 

Literatura na praça
De 16 a 21 deste mês, vinte e uma cidades do Paraná recebem a 32ª Semana Literária do Sesc PR. Sob o tema “Cadê o leitor?” e homenageando Bartolomeu Campos de Queirós, a edição deste ano fortalece a programação infanto-juvenil com oficinas, contações de histórias e encontros com autores. Em Curitiba, na Praça Santos Andrade, a programação — com curadoria do editor do Rascunho, Rogério Pereira — traz Affonso Romano de Sant’Anna , Vilma Arêas, Lourival Holanda, Xico Sá e Marcelino Freire. Pelo interior do estado, circulam Antônio Torres, Cadão Volpato e Luciana Hidalgo, entre outros. Confira a programação completa em sescpr.com.br/semanaliteraria.

 

“O último minuto” ganha edição na Itália pela Del Vecchio
“O último minuto” ganha edição na Itália pela Del Vecchio

Em italiano
Quatro meses após seu lançamento pela Companhia das Letras, O último minuto, de Marcelo Backes , já assina seu primeiro contrato internacional. O romance, que retrata o futebol como “o verdadeiro teatro da existência”, com ótimas metáforas para a visão de mundo do personagem, sairá pela italiana Del Vecchio, que publica clássicos modernos e tem um variado catálogo de autores contemporâneos, como o alemão Lutz Seiler e a franco-libanesa Yasmine Ghata.

Fundamental
Depois de O sermão sobre a queda de Roma, de Jérôme Ferrari; Cândido ou o otimismo, de Voltaire; e Por uma esquerda sem futuro, de T. J. Clark, a coleção Fábula, da Editora 34, lança agora Carmen, de Prosper Mérimée, novela que inspirou a ópera de Bizet. Coordenada pelo tradutor e professor de Teoria Literária da USP Samuel Titan Jr., a coleção publica ficção (a exemplo do romance de Ferrari, vencedor do Prêmio Goncourt) e não-ficção (como o ensaio de Clark sobre a encruzilhada em que se encontra a esquerda política) — ou, colocado de outra maneira, prosa e pensamento que valem a pena ser lidos. Em seguida saem Aisthesis: cenas do regime estético da arte, em que o filósofo Jacques Rancière analisa o regime de percepção e interpretação da arte se consolidar e transformar, apagando as especificidades das formas de arte e as fronteiras que as separam da experiência ordinária; e A educação sentimental, de Flaubert, em que o autor exibe não só o domínio do romance mas se arrisca em seus limites — obra fundamental para o gênero como o conhecemos hoje.

Lote 42
Desde sua estréia, no final de 2012, a editora Lote 42 publicou três livros: Já matei por menos, de Juliana Cunha; O Pintinho, de Alexandra Moraes e Manual de sobrevivência dos tímidos, de Bruno Maron. Cada um ganhou seu próprio site, com material extra relacionado ao seu conteúdo, reforçando o interesse da casa em explorar suportes variados de modo a desdobrar o debate sobre as publicações. Em outubro, a editora lança Seu azul, de Gustavo Piqueira — ficção sobre um casal que debate os assuntos que pautaram os principais sites de notícias no dia, mas sem ler as reportagens inteiras — e, em dezembro, o dicionário Coxês-português, em que o publicitário Lucas Guratti e a ilustradora Rossiane Antúnez brincam com a idéia de traduzir, por meio de verbetes, o dialeto usado por jovens da elite brasileira. O dicionário (coxesportugues.tumblr.com) já está em seu 97º. verbete.

Vida e obra
Três importantes biografias chegam às livrarias nesta virada de mês pela editora Globo: uma nova edição de Rubem Braga: Um cigano fazendeiro do ar (Prêmio Jabuti de melhor biografia em 2008), em que Marco Antonio de Carvalho realiza um registro da vida provada do escritor e do panorama social de sua época; Tolsói, a biografia, da tradutora especializada em literatura russa Rosamund Bartlett; e Will Eisner: um sonhador nos quadrinhos, de Michael Schumacher. Além de analisar a concepção de seus grandes romances, como Guerra e paz (1869) e Anna Kariênina (1877), Rosamund destrincha os diferentes períodos da vida do escritor, mostrando sua vinculação e repercussão na sociedade russa. Já a biografia do quadrinista Will Eisner procura traçar a evolução de seu trabalho e da arte da qual ele é um dos pioneiros, a partir de entrevistas e do acesso ao arquivo pessoal de Eisner, não esquecendo dos detalhes pouco conhecidos, como os vinte anos em que o criador de Spirit desenhou e editou manuais educativos para o Exército.

Crítica online
Reunidos em torno da crítica humanista, cinco colaboradores do Rascunho lançam o site de crítica literária Criticon. Cristiano Ramos, Rodrigo Gurgel, Fabio Silvestre Cardoso, Marcos Pasche e Peron Rios, além de Eduardo Cesar Maia, publicam suas resenhas — de clássicos da literatura a autores contemporâneos —, excertos de livros, entrevistas e vídeos relacionados à literatura.

Idiomas e letras
A Unioste promove, entre os dias 25 e 27 deste mês, o 7º. Encontro Internacional de Letras em Foz do Iguaçu (PR). O evento discutirá temas relacionados ao ensino de línguas estrangeiras e estudos literários. O linguista Sírio Possenti, o escritor e editor Rogério Pereira e o PhD em Literatura e Línguas Hispânicas Pedro Granados Aguero (Peru) estão entre os conferencistas.

Prêmio
Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, que distribuirá R$ 212 mil em quatro categorias: Conjunto da Obra, Jovem Escritor Mineiro, Ficção (romance) e Poesia. Podem se inscrever escritores com idade mínima de 18 anos, nascidos (ou naturalizados) e residentes em território nacional. A obra deve ser inédita e ter no mínimo 49 páginas.

Mãozinha para os clássicos
A Galera Record lança no Brasil o projeto “Save the story”, no qual escritores contemporâneos recuperam clássicos mundiais da literatura reescrevendo-os com uma linguagem “apropriada para as novas gerações”. Os noivos, reescrito por Umberto Eco, e Gulliver, recontado por Jonathan Coe, já foram lançados. Em seguida, serão publicados Dom Giovani, por Alessandro Baricco; Cyrano de Bergerac, por Stefano Benni; Crime e castigo, por Abraham B. Yehoshua; Antígona, por Ali Smith; e Rei Lear, por Melania G. Mazzucco. Criado pelo escritor Alessandro Baricco e lançado pela Scuola Holden, na Itália, ao final de cada exemplar do projeto, um texto contextualiza a importância das histórias e fala de seus autores originais.

A lista
Baseada em vendas de livros e informações de fontes relacionadas à indústria, a revista Forbes calculou os autores que mais ganharam dinheiro entre junho de 2012 e junho de 2013. E. L. James — não é nenhuma surpresa —, autora de Cinqüenta tons de cinza, ficou em primeiro lugar, faturando US$ 95 milhões. No restante da lista figuram nomes como James Patterson, Danielle Steel, Nora Roberts, Dan Brown e J. K. Rowling.

Pocket de fôlego 1
Três novos títulos entram para a Série Ouro, da L&PM: Franz Kafka: Obras escolhidasMemória do fogo, de Eduardo Galeano; e Jane Austen: Obras escolhidas. O livro de Kafka reúne algumas de suas principais obras, traduzidas por Marcelo Backes e Guilherme da Silva Braga, com introdução de Luís Augusto Fischer. O mesmo trabalho é feito com três romances de Jane Austen, em tradução de Rodrigo Breunig e Celina PortocarreroJá a trilogia Memória do fogo, em que o uruguaio Eduardo Galeano traça um painel da história latino-americana nos últimos quinhentos anos, ganha nova edição em um único volume, traduzido por Eric Nepomuceno.

Pocket de fôlego 2
Novos nomes também chegam em breve à série 3 em 1 da editora, que reúne sempre três títulos em um único volume: Jack Kerouac, com On the roadOs subterrâneos Os vagabundos iluminados (568 págs.); Martha Medeiros, com os livros de crônica Montanha-russaCoisas da vida Feliz por nada (608 págs.); e Charles Bukowski, com Cartas na ruaMulheres e O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (512 págs.).

Rascunho