🔓 Vidraça

26/06/2013
O poeta Eucanaã Ferraz é o primeiro convidado do Paiol Literário 2013, em 9 de julho
O poeta Eucanaã Ferraz é o primeiro convidado do Paiol Literário 2013, em 9 de julho

 

Paiol Literário de casa nova
O projeto Paiol Literário inaugura sua temporada 2013 no próximo dia 9 de casa nova. O Sesc Paço da Liberdade passa a receber o bate-papo promovido pelo Rascunho em parceria com o Sesi Paraná, que desde 2006 já trouxe 59 escritores a Curitiba. Na reestréia, o convidado é o poeta Eucanaã Ferraz (foto). Em agosto, é a vez de Amilcar Bettega, seguido por João Anzanello Carrascoza em setembro, Xico Sá em outubro e Elvira Vigna em novembro. O encontro com Xico Sá acontecerá numa edição especial do Paiol Literário na 9ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, entre os dias 4 e 13 de outubro. Os demais acontecem no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 180 – Curitiba), sempre às 19h30 e com entrada franca.

 

Luiz Ruffato. Foto: Divulgação
Luiz Ruffato, autor de Domingos sem Deus

Oradores
Os escritores Luiz Ruffato (foto) e Ana Maria Machado serão os oradores oficiais da abertura da Feira de Frankfurt, que acontece em outubro e tem o Brasil como país homenageado. O anúncio foi feito no último dia 25 pelo presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi.

 

Tatiana Belinky (1919-2013)
Tatiana Belinky (1919-2013)

O adeus de Belinky
Morreu no último dia 15 de junho a escritora Tatiana Belinky (foto), aos 94 anos. Nascida em São Petersburgo, na Rússia, veio ao Brasil ainda com dez anos de idade. Deixou um legado de mais de 250 livros voltados ao público infanto-juvenil. Nos anos 1970, ela e seu marido adaptaram o Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato para a TV Globo. Como tradutora, verteu diversos contos do escritor russo Antón Tchékhov. A causa da morte não foi divulgada.

Jogo rápido
Breve Companhia é o selo que a Companhia das Letras lança voltado exclusivamente para o formato digital. Curta ficção, como novelas e contos, poesia, reportagens sobre grandes temas e ensaios compõem o foco da editora para oferecer e-books mais enxutos. Os primeiros já estão programados: ensaios sobre a onda de manifestações que tomou conta das cidades brasileiras em junho.

 

VIDRAÇA_alberto manguel_cred_Divulgação
O escritor Alberto Manguel é um dos nomes confirmados para o festival Litercultura

Mais um
O festival Litercultura, que acontece em Curitiba entre os dias 16 e 18 de agosto, confirmou que a conferência de abertura do evento será feita pelo escritor argentino-canadense Alberto Manguel (foto). Além de Manguel, já haviam sido confirmados o escritor português Gonçalo Tavares, a presidente da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado e o jornalista e escritor Silio Boccanera.

 

José Eduardo Agualusa, autor de A rainha dos estapafúrdios
José Eduardo Agualusa, autor de A rainha dos estapafúrdios

D’além mar
O escritor angolano José Eduardo Agualusa (foto) venceu a primeira edição do Prêmio Manuel António Pina de literatura infanto-juvenil, pelo livro A rainha dos estapafúrdios. A entrega acontecerá no Porto, em 18 de novembro, data em que Pina completaria 70 anos. A premiação em homenagem à Pina foi anunciada no final do ano passado, dois meses após a morte do escritor português vencedor em 2011 do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.

Rascunho