Nesta terça-feira (21) os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 participam, à s 16h, de uma live promovida pelo canal youtube do Sesc. O paraense Pedro Augusto BaÃa e a gaúcha Taiane Santi Martins serão apresentados ao público e vão conversar sobre suas obras em um papo que será mediado por Henrique Rodrigues e Diogo Borges, analistas de literatura do Sesc.
Pedro foi vencedor na categoria Conto com o livro Corpos benzidos em metal pesado e Taiane ganhou com o romance Mikaia. Os livros dos dois autores serão lançados em novembro pela Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.
Corpos benzidos em metal pesado foi concebido ao longo dos últimos quatro anos. Assim, o livro de contos reflete os sentimentos e percepções do autor diante da devastação ambiental, polÃtica, de direitos e de afetos. Nos contos, Pedro tentar descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem.
Já o romance Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia — uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina — quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por 20 anos às custas do esquecimento.