🔓 Últimas semanas da exposição “Fala falar falares”

Exposição sobre sotaques no Museu da Língua Portuguesa encerra em setembro; agosto tem visitas, oficinas, poesia e atrações para crianças
Museu da Língua Portuguesa abre de terça a domingo, das 9h às 16h30
31/07/2025

A exposição Fala falar falares, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, entra em suas últimas semanas. Com curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, a mostra sobre a diversidade de sotaques brasileiros termina em 14 de setembro. Desde março, já atraiu mais de 105 mil visitantes.

Fala falar falares contém instalações audiovisuais e participativas que jogam luz no ato de falar e na variedade de sotaques em nosso país. Há experiências que exibem o que acontece dentro do nosso corpo quando falamos versos de algumas músicas brasileiras. Outras desafiam o visitante a acertar de qual estado é uma pessoa que aparece falando em um vídeo no formato de quiz.

Durante o mês de agosto, a programação inclui visitas temáticas gratuitas, atividades infantis e ações com poesia e rap. No dia 23, o coletivo Rimadores do Vagão apresenta o espetáculo Gíria não, dialeto no saguão da Estação da Luz. No dia 30, a ZAP! – Zona Autônoma da Palavra promove batalhas de poesia falada no Parque Jardim da Luz, com microfone aberto ao público.

As crianças contam com oficinas, contações de histórias e jogos aos domingos. Entre os destaques estão os espetáculos Se essa rua fosse minha (5/8) e Rios invisíveis (19/8), além de oficinas literárias inspiradas em livros infantis.

Serviço
📍 Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/n – São Paulo
🕘 Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
🎟️ R$ 24 (inteira) | R$ 12 (meia) | Gratuito para crianças até 7 anos e aos fins de semana
🎫 Ingressos: sympla.com.br

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho