🔓 Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue, ganha prêmio na Feira de Frankfurt

Escritora africana foi agraciada com o Prêmio da Paz do German Book Trade, concedido a personalidades que contribuem com a ideia da propagação da paz
Tsitsi Dangarembga, vencedora do Prêmio da Paz do German Book Trade
27/10/2021

A escritora africana Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue, é a primeira mulher negra a receber o Prêmio da Paz do German Book Trade, concedido durante a Feira do Livro de Frankfurt 2021 e voltado para personalidades que contribuem com a ideia da propagação da paz. A entrega da honraria aconteceu no último dia 24.

Além de se dedicar à ficção, sendo publicada no Brasil pela Kapulana, Tsitsi transita pelo teatro e cinema e é ativista pelos direitos humanos. O júri destacou, justamente, como o trabalho plural da artista ultrapassa limites regionais e propõe soluções para os problemas de violência no mundo.

Em Condições nervosas, primeiro romance de uma trilogia protagonizada pela jovem Tambu (Tambudzai), a autora narra a difícil trajetória de uma família do povo shona. No decorrer da história, que se passa durante o período pós-colonial, a personagem rememora a morte de seu irmão — acontecimento central para que ela se desenvolvesse.

Tsitsi Dangarembga nasceu na Rodésia, atual Zimbábue, em 1959. Além do livro já mencionado, a Kapulana vai publicar os dois outros volumes da trilogia, em tradução de Carolina Kuhn Facchin: The book of not e This mournable body. Ainda não há previsão para os lançamentos.

Condições nervosas
Tsitsi Dangarembga
Trad.: Carolina Kuhn Facchin
Kapulana
236 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho