A escritora africana Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue, é a primeira mulher negra a receber o Prêmio da Paz do German Book Trade, concedido durante a Feira do Livro de Frankfurt 2021 e voltado para personalidades que contribuem com a ideia da propagação da paz. A entrega da honraria aconteceu no último dia 24.
Além de se dedicar à ficção, sendo publicada no Brasil pela Kapulana, Tsitsi transita pelo teatro e cinema e é ativista pelos direitos humanos. O júri destacou, justamente, como o trabalho plural da artista ultrapassa limites regionais e propõe soluções para os problemas de violência no mundo.
Em Condições nervosas, primeiro romance de uma trilogia protagonizada pela jovem Tambu (Tambudzai), a autora narra a difícil trajetória de uma família do povo shona. No decorrer da história, que se passa durante o período pós-colonial, a personagem rememora a morte de seu irmão — acontecimento central para que ela se desenvolvesse.
Tsitsi Dangarembga nasceu na Rodésia, atual Zimbábue, em 1959. Além do livro já mencionado, a Kapulana vai publicar os dois outros volumes da trilogia, em tradução de Carolina Kuhn Facchin: The book of not e This mournable body. Ainda não há previsão para os lançamentos.