Para celebrar a obra do italiano Dante Alighieri, morto há 700 anos, em 1321, a Companhia das Letras coloca nas livrarias três obras que se relacionam com a trajetória do poeta. Escrita por Alessandro Barbero, um dos mais importantes historiadores italianos, Dante reconstitui a época e vida do escritor. A biografia, que já vendeu mais de 50 mil cópias na Itália, é fruto de anos de pesquisa de Barbero.
O selo Penguin-Companhia, por sua vez, publica o clássico Vida de Dante, de Giovanni Boccaccio. Obra fundamental para a compreensão do mito de Dante Alighieri, esta biografia — escrita por volta de 1350 — não só mostra a influência que o poeta teve na vida do autor de Decameron, mas também é um brilhante estudo historiográfico da Idade Média.
A editora também lança Inferno, primeira parte da Comédia. Com nova tradução dos professores Emanuel França de Brito (UFF), Maurício Santana Dias (USP) e Pedro Falleiros Heise (UFSC), a edição bilíngue busca trazer ao leitor brasileiro um texto fluído e envolvente, respeitando os ideais do autor de uma linguagem acessível. Esta edição conta também com gravuras de Evandro Carlos Jardim.