A vida e a militância da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, inspiraram a professora e pesquisadora de literatura infantil Luana Rodrigues a criar Mar de Marielle. O livro será lançado neste sábado (27), às 16h, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Praia de Botafogo, 316), com um bate-papo com a autora, a designer Hannah23 e a escritora Simone Mota.
Ilustrado por Faw Carvalho, Mar de Marielle conta a história de uma menina que ganhou dos pais o mesmo nome da vereadora, em homenagem a sua trajetória de luta pelas minorias.
Vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco foi morta no dia 14 de março de 2018, junto com seu motorista, Anderson Gomes. O carro em que eles estavam foi alvejado por diversos tiros na rua. Até hoje não se sabe quem foi o mandante do crime. Marielle era conhecida por seu embate contras as milícias no Estado do Rio de Janeiro
Para Luana Rodrigues, Mar de Marielle pode contribuir na manutenção do legado e da inspiração que é Marielle Franco, colaborando para manter viva sua memória e sua história.
“Amo falar de Marielle pelo olhar de outra criança, porque é assim que a vejo, como parte de nós, em especial mulheres negras. Minha vontade, o meu desejo e a minha expectativa é que esse livro ganhe as casas, as escolas, as bibliotecas, os festivais de livros”, diz.
Percussionista do grupo Moça Prosa, formado apenas por mulheres, Luana Rodrigues publicou os livros infantis A luz de Aisha (2021) e Tudo que sou (2022).